( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF,29/01/2004) O deputado Roberto Pessoa(PL-CE), coordenador geral da Bancada do Nordeste, decidiu encaminhar projeto de resolução à Câmara Federal com visto a que se institucionalize a criação das bancadas regionais na estrutura da Câmara Federal. O projeto de resolução a que a agência Politicareal teve acesso destaca o sucesso e os resultados desenvolvidos pela atuação da Bancada do Nordeste no ano passado. Iniciativas deste tipo, como da Bancada do Nordeste, que chegou a mobilizar a Presidência da República em torno de assuntos centrais para o desenvolvimento daquela região já influenciam os senadores que, nesta semana, decidiram marcar e encontro com o Presidente com vista a pedir agilização na recriação da Sudene.
“Vale lembrar a gratificante experiência de divisão dos parlamentares, deputados e senadores, em Bancadas Regionais que ocorre no âmbito do processo orçamentário, quando tais Bancadas podem discutir as prioridades de suas regiões e apontar os recursos federais a serem alocados, por meio de emendas ao projeto de lei orçamentária.”, diz Pessoa.
“Tal discussão é eficaz, pois os parlamentares de determinada região conhecem muito melhor a realidade local do que o Poder Central, que elabora a proposta orçamentária encaminhada ao Congresso Nacional. No entanto, essa experiência não pode ficar restrita apenas ao curto período de apreciação do projeto de lei orçamentária, devendo se estender por período de apreciação do projeto de lei orçamentária, devendo se estender por toda a sessão legislativa.” Ratifica Pessoa na justificativa do projeto de resolução.
( Por Genésio Araújo Junior)