( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF,05/05/2005) A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, informou aos deputados da Bancada do Nordeste que, na última quinta-feira, foi assinado o contrato entre a Petrobrás, o China Eximbank e a estatal chinesa do Petróleo (Sinopec), para a construção do gasoduto do Nordeste, Gasene. Serão 1.375 quilômetros para levar principalmente o gás produzido na Bolívia aos Estados nordestinos. Esse gás será utilizado em usinas termelétricas e pela indústria.
Segundo a ministra, que participou de café da manhã com a bancada,ontem, o projeto está orçado em US$ 1,5 bilhão. O primeiro trecho a ser construído ligará Cacimbas, no Espírito Santo, a Catu, na Bahia. A previsão, segundo a ministra, é de que o primeiro teste do gasoduto seja feito em setembro de 2006 e que o início da operação seja no fim do próximo ano. Esse gasoduto poderá utilizar também o gás produzido na Bacia de Santos.
Questionado pela Política Real se a crise de aumento de imposto de exportação na Bolívia poderia atingir o projeto do Gasene, ela negou.
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)