( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Fortaleza-CE, 19/07/2007) A Política Real está acompanhando. Foi aberto agora há pouco na capital cearense o Fórum BNB de Desenvolvimento. O encontro que vem a ser uma parceria do Banco do Nordeste com a Associação Nacional de Centro de Pós-Graduação em Economia, Anpec, está sendo marcado em seu início por um painel que discute “a questào energética do Nordeste”. Os trabalhos foram abertos pelo economista Pedro Lapa, diretor de Gestão e Desenvolvimento do Banco do Nordeste. O evento se realiza no Centro de Treinamento do Passaré.
Ele ressaltou que este encontro, que se repete há 12 anos, tem como principal meta, lembrando a importância do fato do BNB estar completando 55 anos a partir de um “sonho” de Celso Furtado – ser mais “uma oportunidade para conhecer a realidade” nordestina.
Antes dos painelistas convidados, como João Nildo Viana, da área de energia da Universidade de Brasília, Unb, e de João Augusto Araújo de Paiva, gerente de implantação do Projeto Biodiesel da Petrobras, começarem a se manifestar sobre o motivo inicial do encontro que segue até amanhã – Pedro Lapa informou que o BNB já investe “mais de R$ 1 bilhão” na área de energia. Destacou o papel do banco na questão do biodiesel, a parceria com a Petrobras em várias inicitivas, o investimento na área do alcóol, no aumento do plantio da cana na região como ressaltou que as ações do banco no oeste baiano e sul dos estados do Maranhão e Piauí, na área do agronegócio, acabam se dirigindo mesmo indiretamente a chamada agroenergia:
– Não existem pesquisas nossas sobre, mas, em média, se sabe que 30 % da plantação voltada para soja e algodão já se dirigem para a energia – disse Pedro Lapa.
PRESENÇAS IMPORTANTES – Pedro Lapa abriu os trabalhos saudando os participantes do evento, em particular as autoridades presentes, ressaltando a presença da diretoria do Banco. Ele estava ao lado do representante da Anpec, Paulo Almeida Maia Filho, que representou a secretária geral da instituição qual acabou faltando a abertura dos trabalhos face ao “caos aéreo”, como disse o próprio representante. Maia Filho, numa fala breve, disse que era muito importante essa parceria de 12 anos com o Banco para o fortalecimento do segmento de pós-graduação na área de economia:
– Tenho que ressaltar e agradecer o trabalho do Banco e do professor Sydrião( Alencar), pois dessa vez a instituiçào decidiu oferecer bolsas. Esta iniciativa é fundamental pois gera um impacto muito grande na pesquisa do Nordeste e brasileira – disse Maia Filho.
O presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, chegou há pouco ao evento, assim como dois ex-presidentes da instituição, como o deputado federal Mauro Benevides(PMDB-CE) e João Alves de Melo. Os deputados federais Zezeu Ribeiro(PT-BA), coordenador da Bancada do Nordeste e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal e Pedro Eugênio(PT-PE), vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, ex-diretor de Controle do BNB. Todos os diretores do banco estão presentes. O vice-governador do Piauí,Wilson Martins, entre outros nomes importantes da área de desenvolvimento e economia no Nordeste e no Ceará, em particular.
O evento marcado para às 9 horas se iniciou às 9 h 29.
( por Genésio Araújo Junior)