( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília, DF, 23/05/2007) O encontro nesta quarta-feira, 23,na sede da Confederação Nacional das Indústrias, que reuniu os deputados da Bancada do Nordeste e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, foi classificado como positivo pelo único parlamentar, petroleiro, presente ao encontro, Luiz Alberto(PT-BA).
De acordo com Luiz Alberto, hoje, quem mais alavanca o progresso nordestino, sem nenhuma dúvida, é a Petrobras.
Ele destacou a diversificação implantada, pela Petrobras, no país, em destaque na Bahia, com as fontes energéticas alternativas.
De acordo com Luiz Alberto, “a Petrobras através do biodiesel, óleo vegetal extraído de oleaginosas, principalmente, da mamona, do pinhão manso, do algodão, instalará no Brasil três mini-usinas”.
Uma destas usinas será construída no município baiano de Candeias, que já foi o maior produtor de petróleo do estado, mais que hoje apresenta um déficit de extração.
Além da produção de biodiesel, a Petrobras trabalha na Bahia com uma perspectiva também de investimento social – atuando na cadeia da agricultura familiar, importante programa de inclusão social – permitindo, desta forma, “que grandes parcelas de trabalhadores rurais na Bahia façam parte desse esforço nacional da produção do biodiesel”, afirmou Luiz Alberto.
Ele disse mais:
“A idéia da Petrobras, ao investir nos pequenos agricultores rurais da Bahia, foi o de criar uma grande e articulada rede de pequenas propriedades produzindo biodiesel com garantias de preço e venda dos seus produtos, resgatando desta forma uma dívida histórica, principalmente com a população do Recôncavo Baiano, a primeira área no estado a produzir petróleo, e que ,atualmente, está em processo de redução na extração”.
( Por Almiro Archimedes, especial para a Política Real, com edição de Genésio Araújo Junior)