( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília, DF, 23/05/2007) Os parlamentares da Bancada do Nordeste se reuniram nesta quarta-feira(23), na sede da CNI, aqui em Brasília, com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, com o intuito de debaterem a questão dos investimentos da estatal aplicados na região.
Somente na Bahia, a Petrobras agrupa mais de 300 projetos de desenvolvimento da produção de combustíveis, com investimentos entre 2007 e 2010 na ordem de R$1,52 bilhão.
O coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Zezéu Ribeiro(PT/BA), afirmou que toda esta integração econômica do nordeste, proposta pela Petrobras, tem que passar, pela CNI.
Segundo Zezeu, “hoje, a Petrobras tem 28 bilhões de reais a serem investidos no Nordeste, ramificando e reativando cadeias produtivas diversificadas”.
De acordo com ele, “a participação da CNI, como parceira, neste processo de investimentos a serem feitos no nordeste, pela Petrobras, é de vital importância para o crescimento da região”.
Nesta sexta-feira,25, representando a Bancada do Nordeste, Zezeu Ribeiro participará, em Fortaleza(CE), da reunião dos governadores nordestino, que discutirão, entre outros temas, a recriação da Sudene, lei já aprovada pelo Congresso Nacional que foi relatada em dois momentos pelo hoje coordenador da Bancada.
Sobre os investimentos da Petrobras na região, Zezeu afirmou. “O nordeste foi previlegiado. É a segunda região brasileira com o maior nível de investimentos nesse processo. A Petrobras tem um papel preponderante nesse serviço. O PAC irá promover a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento regional nordestino”.
( Por Almiro Archimedes, especial para a Política Real, com edição de Genésio Araújo Junior)