( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 12/04/2007) A Frente Parlamentar pela Revitalização do São Francisco foi lançada hoje, durante o café-da-manhã da bancada do Nordeste. O deputado Fernando Ferro (PT-PE) fez uma apresentação durante o encontro da PEC 542/02 que cria um fundo para ações de revitalização da Bacia do São Francisco. O projeto prevê recursos da ordem de R$ 1,6 bilhões durante 20 anos para revitalização, o que destinaria R$ 300 milhões anuais para o Rio. A PEC, de autoria do senador Antonio Valadares (PSB-SE), foi aprovada em 2005 em comissão especial da Câmara e está aguardando votação no plenário.
O deputado Júlio César (DEM-PI) colocou durante a reunião a importância de incluir a revitalização do Rio Parnaíba na luta da Frente. “O Rio Parnaíba é o segundo maior da região, queríamos que ele fosse incluído na frente, pois sua revitalização beneficiaria os estados de Piauí, Maranhão e Ceará”, declarou. O deputado criticou ainda a PEC 524/02 por não destinar recursos para o Paraíba. “Durante a votação da PEC fizemos um acordo para incluir a Bacia do Parnaíba no fundo e não estou vendo o acordo ser cumprido”, declarou.
O deputado Fernando Ferro rebateu as críticas do deputado Julio César alegando que seria preciso fazer uma redistribuição d recursos ou buscar novas fontes para incluir o Parnaíba na PEC que cria o fundo. “Para elaboração dessa PEC foi feito um levantamento de recursos e muita negociação para sua aprovação. Não foi fácil aprovar esta PEC porque a Fazenda não quer perder recursos com a vinculação que foi feita”, explicou o pernambucano. Ferro alega que para incluir o Parnaíba seria necessário um estudo para prever a quantidade de recursos.
O deputado Sétimo Waquim (PMDB-MA) fez um apelo para que pelo menos a luta pela revitalização do Parnaíba fosse incluída na Frente. “O próprio PAC prevê recursos para o Rio Parnaíba. Acho que seria mais efetivo unir forças do que criar diferentes frentes de revitalização”, alegou. O deputado ferro admitiu incluir na Frente de Revitalização a luta pelo Parnaíba e convidou outros deputados nordestinos para integrar a coordenação da mobilização.
(por Liana Gesteira)