( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 22/11/2006)O café da manhà da Bancada do Nordeste contou com a presença dos governadores eleitos na última eleição, Wellington Dias (PT-PI), Jaques Wagner (PT-BA), Jackson LAgo (PDT-MA), Cid Gomes (PSB-CE), e Marcelo Déda (PT-SE). O governador eleito em Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a governadora reeleita do Rio Grande do Norte Wilma de Faria (PSB) mandaram representantes, pois estão em viajando.
O governador reeleito do Piauí Wellington Dias (PT)ressaltou que sua presença no evento é uma demonstração de “apoio para a votação definitiva para recriação da Sudene”. O petista ressaltou ainda outras iniciativas importantes para a região, como o programa do biodiesel, a transposição do São Francisco e uma política de reflorestamento.
O futuro governador da Bahia Jaques Wagner (PT), pediu ajuda do presidente da CNI para promoção de “um espaço de reflexão profunda sobre o desenvolvimento regional” junto com a bancada do Nordeste. Wagner se colocou a disposição para contribuir na consolidação de um cenário de crescimento local. “Não quero liderar nada, mas participar do desenvolvimento da região atuando junto com os outros governadores”, afirmou.
Marcelo Déda (PT), governador eleito de Sergipe, destacou o novo cenário politico da região como um aceno para mudança. “O vento nordeste fez uma completa renovação política na região. O fato é que vivemos o momento mais oportuno para promover uma real mudança no Nordeste”, declarou. O petista elogiou a postura do presidente Lula ao promover uma estabilização da economia do país e promover o debate sobre desenvolvimento.
Cid Gomes (PSB), do Ceará, falou da importância de promover uma reforma política “para inaugurar uma nova relação entre o poder Executivo e Legislativo”. E Jackson Lago (PDT), eleito no Maranhão, reverenciou a fala dos presentes e se colocou a disposição para lutar a favor da implantação da Sudene.