( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 06/07/2006) O presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith esteve hoje participando de reunião com o presidente Lula e diretores do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal e do Banco da Amazônia. O objetivo do encontro foi fazer uma avaliação do desempenho dos bancos estatais. “O encontro foi muito importante pois demonstrou coordenação das ações dos bancos públicos”, disse Roberto Smith.
O presidente do BNB relatou que fez uma avaliação da atuação do banco nos últimos três anos. “O BNB apresentou resultado acima do esperado na oferta de créditos, principalmente do Pronaf, e pela diminuição dos números inadimplência”, disse. Segundo Smith o volume de crédito oferecido pelos bancos públicos aumentaram sua participação no PIB de 23,9 % para 32,6 %. “Houve um aumento no crédito, mas ainda é rarefeito se comparado com o número outros países, como nos Estados Unidos que representa 60 %%”, explicou o presidente do BNB, informando que o presidente Lula quer ampliar oferta de créditos para 40 %.
Roberto Smith anunciou que o presidente Lula fará mais uma reunião com os diretores dos bancos para discutir as taxas de juros. “No BNB existem problemas que poderiam ser sanados com a baixa de juros. Sem a redução do TJLP temos dificuldade de fazer atendimento a longo prazo”, afirmou. O representante do Banco do Nordeste acredita que essa reunião deve ser realizada dentro de 15 dias.
(por Liana Gesteira)