( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 04/04/2006) “O Biodiesel é uma promessa de independênccia de nosso país”, afirmou o presidente da Câmara Aldo Rebelo durante o seminário. Ele falou da importância da implantação do programa pró-alcool na época da crise do petróleo no Brasil e aponta o Biodiesel como mais uma alternativa para o setor de combustíveis.
O deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE) destacou o caráter ecológico do Biodiesel comparado com o petróleo. “O Biodiesel diminui em 90 % a presença de gases poluentes e em 80 % a presença de gás carbônico no ar”, informou. O presidente do Conselho de Altos Estudos declarou que o novo combustível deve ser avaliado pelo seu benefício social, além do comercial. “A mamona e o pinhão manso, se enquadram na agricultura familiar. Um programa do Biodiesel com assentamento familiar pode erradicar a pobreza das regiões mais pobres, como o semi-árido do Nordeste” afirmou.
O presidente Aldo Rebelo reforçou a necessidade de se criar um órgão centrado no Biodiesel. “ A Petrobras já está sobrecarregada de tarefas, pela sua abrangência nacional e internacional. Devemos criar um órgão que dê prioridade ao Biodiesel”, declarou. O deputado ressaltou ainda a necessidade de se dialogar com a Agência Nacional de Petróleo (ANP)para buscar espaços para o novo combustível.
(por Liana Gesteira)