( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 12/12/2023) Nesta quarta-feira, 13, em Recife o Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) promove a sua 32ª reunião já de olho em 2024. O encontro contará com a presença do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. São esperados representantes dos governos dos 11 estados da área da Sudene, além da participação de entidades representativas do setor produtivo e do trabalho.
Os participantes vão deliberar sobre as diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos dos FNE e FDNE. Principais ferramentas de concessão de crédito da carteira de instrumentos da Sudene, os fundos regionais oferecem condições facilitadas de financiamento para empreendedores dos mais variados portes.
O Conselho também vai discutir propostas de atualização para o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Uma das novidades é a inclusão de um programa específico para fortalecimento da cultura e economia criativa.
A 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene acontece conjuntamente com a assembleia geral do Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Paraíba, João Azevedo. Na ocasião, será eleita a composição da diretoria para o próximo período.
Encontro será no Instituto Ricardo Brennand, a partir das 9h, oportunidade em que se realizará a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste
Deverão participar os nove governadores e governadoras da região, dentre outras autoridades. O governador João Azevedo na função de presidente do Consórcio desde dezembro de 2022 se despede do cargo.
Será apresentado ainda um relatório sobre a seca na região Nordeste com o diagnóstico de o fenômeno deve impactar os nove estados. Outros assuntos ainda serão discutidos ao longo da reunião.
A tendência é que a governadora Fátima Bezerra deverá ser a nova presidente do Consórcio Nordeste.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)