( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, destacou, em reunião do Consórcio Nordeste realizada nesta sexta-feira (28), a importância do espaço de diálogo entre os governadores para o fortalecimento das políticas regionais. “A região tem se destacado em boas práticas perante todo o Brasil e eu tenho certeza que nós vamos ter mais quatro anos de muito trabalho pela frente traduzidos em benefícios para a nossa sociedade”, ressaltou. A reunião acontece no Centro de Convenções de João Pessoa.
Paulo Dantas frisou ainda a importância da participação popular na elaboração do Plano Plurianual pelo governo federal, que vai ter contribuições da sociedade civil na definição de onde e como os recursos públicos serão investidos. As contribuições para o PPA participativo serão debatidas durante os fóruns nacionais, plenárias estaduais e uma plataforma de consulta digital, que será lançada em maio.
Em relação à discussão sobre a reforma tributária, segundo Paulo Dantas a conversa tem sido permanente para que seja votada e aprovada rapidamente. “O diálogo tem sido frequente com os parlamentares nessa questão”, destacou.
Entre as pautas a serem abordadas na reunião do Consórcio Nordeste estão também a discussão do Projeto de Lei 365/2022 que trata sobre as energias renováveis; criação do Fundo Nordeste de Investimentos; e a reorganização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e das Câmaras Temáticas. Na oportunidade, também será assinado um Termo de Cooperação entre o Consórcio Nordeste e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e apresentadas proposituras de parcerias com o Consórcio pelo Banco do Brasil.