( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

(Brasília-DF, 15/03/2022) O Nordeste poderá ter um de seus na disputa para uma vaga no Tribunal de Constas da União(TCU). Os nordestinos, nos últimos anos, tem se se revezado no comando da corte de contas do Brasil.
O presidente da Câmara, Arthur Lira(Progressistas-AL), já avisou aos mais próximos que não terá pressa para indicar o substituto da ministra Ana Arraes, pernambucana. no Tribunal de Contas da União.
Lira quer ser decisivo nesta indicação. O seu maior adversário em Alagoas, senador Renan Calheiros(MDB-Al) foi decisivo para a indicação, quando era presidente do Senado, de pois nomes, como Vital do Rêgo e Bruno Dantas.
A vaga de Arraes, que se aposenta em julho, é da Câmara. Porém Lira precisa se equilibrar entre cinco nomes, três deles seus aliados: Jhonatan de Jesus(Republicanos-RR), Soraya Santos(PP-RJ) e Hugo Leal(PSD-RJ). Danilo Forte(UB-CE) e Fábio Ramalho(MSB-MG) correm por fora.
Tudo indica que essa escolha se dê até depois das eleições de outubro, pois Lira, depois de reeleito, poderia usar essa disputa para se cacifar mais ainda para sua reeleição no comando da Câmara dos Deputados.
Danilo Forte que poderá concorrer ou não é o único nordestino nesta disputa que poderá substituir uma nordestina.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)