( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

Ministro de Minas e Energia destacou ainda que “não foi por acaso” que em setembro o país será “um dos países líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas no tocante a transição energética”
( Publicada originalmente às 15h 15 do dia 17/03/2021)
(Brasília-DF, 18/03/2.021) Com discurso empolgado, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta quarta-feira, 17, que o Brasil “é um exemplo para o mundo” em energia renovável. A afirmação aconteceu durante o lançamento da frente parlamentar em defesa da energia renovável.
Na oportunidade, o ministro destacou ainda que “não foi por acaso” que em setembro próximo o país será “um dos países líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas no tocante a transição energética”.
Mas, antes, ele iniciou sua fala agradecendo aos parlamentares pela aprovação nesta última terça-feira, 16, da Medida Provisória (MP) e da proposta que institui, no país, um novo marco regulatório de exploração de gás natural, que quebra o monopólio da Petrobrás na importação do commoditie e permite a presença de empresas de capital estrangeiro a participarem na produção e exploração do insumo, atualmente processada em mais de 80% pela estatal petrolífera.
“Quero agradecer as senhoras e aos senhores pela aprovação ontem da Medida Provisória 1010, que ajuda muito o setor elétrico brasileiro, e no Projeto de Lei do novo marco legal do gás, que foi construído lá na Câmara dos Deputados e é um marco importantíssimo, já que nós estamos falando de energia, que é um insumo vital para a nossa economia e também para a nossa matriz energética”, iniciou.
ADSADSADS“Matriz energética essa que é renovável e nós somos um exemplo para o mundo e não é de agora, de há mais de 50 anos, quando nós começamos a realizar aqui a transição energética com programas como o Pro-Álcool. Hoje a cana-de-açúcar representa 19% da nossa matriz energética. Não é pouco, não! A solar representa, por exemplo, 2%. A eólica 5% e daqui a dez anos vão representar 25%. Isso é um exemplo para o mundo!”, complementou
Exemplo
Bento Albuquerque frisou que o país é exemplo para o mundo quando o assunto é exploração de energia renovável, visto que desde os anos 70 o país ampliou a produção hidroelétrica para garantir o seu abastecimento de energia.
“E não é por acaso que o Brasil foi escolhido, ministro Ricardo Salles, para ser um dos países líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro no tocante a transição energética. Nós somos exemplos. E, particularmente, por nossa matriz energética que é predominantemente, como eu disse, renovável. Então veio em muito boa hora essa iniciativa por parte do Congresso Nacional”, completou.
“Eu costumo dizer que o Ministério de Minas e Energia é a extensão da Comissão de Minas e Energia [da Câmara], é a extensão da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e é desta forma, que nos últimos dois anos, nós destravamos e aprovamos diversos projetos que já estavam sendo aguardados pela nossa sociedade há muito tempo. E eu fico agora mais otimista com o lançamento desta frente por que eu acho que nós temos uma outra oportunidade de avançarmos muito mais para os próximos anos”, finalizou.
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)