( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

( Publicada originalmente no dia 26/06/2020)
(Brasília-DF, 26/06/2020) O Nordeste viveu nesta quinta-feira, 26, um “dia histórico”, pois a famosa obra “Transposição do São Francisco” parece que está se encerrando. O Presidente Jair Bolsonaro esteve na manhã de hoje no Ceará, e na cidade de Penaforte fez o chamado “acionamento” , em cerimônia, da comporta que permite que as águas do rio São Francisco cheguem ao chamado “Eixo Norte da Transposição” entrando no Ceará. Com essa fase da obra vai ser possível levar as águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte, também. Bolsonaro disse que é uma “novela enorme que está chegando ao fim”.
As primeiras obras, para o deslocamento de parte das águas do São Francisco, foram iniciadas em 2007 pelo Exército. A previsão original do governo da época era inaugurar até 2010 todos os canais, reservatório e estações de bombeamento. A expectativa do governo atual é que o projeto esteja concluído no próximo ano. A obra começou no Governo Lula, passou pelo Governo Dilma, teve a inauguração do Eixo Leste, durante o Governo Temer, e deverá ser encerrada agora no Governo Bolsonar.
“Foi uma recomendação desde o início do governo que não deixaríamos nenhuma obra parada. Faz parte do nosso compromisso e ficamos muito felizes em trazer água para quem precisa”, disse o presidente em entrevista à TV Brasil, ao final do evento. “[O projeto vai beneficiar a] agricultura, irrigar terras, levar água para casa do cidadão nordestino que sempre teve carência disso. É uma novela enorme que está chegando ao fim”, completou.
Com a ação de hoje, a água que já abastece o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passará pelo Túnel Milagres, na fronteira dos dois estados, começará a encher o Reservatório Jati, no Ceará, e seguirá, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma hoje 477 quilômetros (km) de extensão em dois eixos, o Norte com 260 km e o Leste com 217 km, e, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, é o maior empreendimento hídrico do país.
“Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas com abastecimento de água”, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional.
O Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, fez declaração sobre o assunto em sua conta no Twitter.
“Hoje é um dia importante para o nosso Ceará: a chegada das águas do São Francisco, uma obra de imensa relevância para nosso estado. Que foi concebida e tocada no Governo Lula, com apoio do ex-ministro Ciro, e continuada pelos Governos Dilma, Temer e, agora, Jair Bolsonaro que dedicaram todo o seu esforço em dias incansáveis de trabalho. Só após superarmos este grave momento de pandemia, que já atingiu mais de cem mil irmãos e irmãs cearenses, deverei voltar ao local da transposição, para ver de perto as águas do São Francisco já no nosso Cinturão das Águas, por onde seguirão para garantir segurança hídrica para a população cearense.”, disse.
Congresso
O deputado Domingos Neto(PSD-CE), relator do Orçamento, destacou que o Congesso foi fundamental nessa fase final da obra.
“Chegamos em Juazeiro! Recepção ao presidente @jairbolsonaro. Ele veio acompanhar a chegada das águas do São Francisco em Jati. As obras fazem parte do Cinturão das Águas. Foram R$ 180 milhões destinados no Orçamento p/ o projeto e R$ 54 foram empenhados pelo Governo Federal.”, disse.
- O deputado Roberto Pessoa(PSDB-CE), que reorganizou o grupo parlamentar Bancada do Nordeste em 2003 tendo como um dos argumentos a união dos nodestinos pela transposição do São Francisco, que participou do evento em Penaforte, no Ceará, gravou vídeo ao lado do canal destacando sua emoção com a obra.“As águas do São Francisco chegaram ao Ceará. É um dia histórico para nós, nordestinos!Para mim, é uma grande emoção. Foram décadas de debates, estudos e muita esperança de que este momento chegaria, para trazer dignidade e prosperidade ao povo do campo. Água é vida!”, disse Pessoa.( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)