( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF, 10/08/2005) O ministro Mares Guia revelou, durante o café da manhã com a bancada do nordeste, nesta quarta-feira (10), que diversas obras em aeroportos estão sendo feitas para estimular o turismo de estrangeiros e colocar o Nordeste ainda mais na lista de possíveis destinos de turistas de fora.
Atualmente, diversas empresas estrangeiras já tem vôos diretos para aeroportos da região, com exceção dos EUA, que possuem 128 vôos semanais para o Brasil e nenhum deles pára no Nordeste. Entre as obras, está a melhoria da infra-estrutura do aeroporto de Parnaíba, que deverá ser transformado em internacional.
O deputado B. Sá(PSB-PI), coordenador da Bancada do Nordeste, criticou as obras do aeroporto quando a região continua de fora do financiamento do Prodetur II, que garantiria obras de infra-estrutura de saneamento básico para a cidade turística.
– Como vamos fazer um aeroporto internacional numa cidade que não tem água ou esgoto? Uma cidade que se encontra em um Estado que está no 27º lugar no ranking de Estados com condições de oferecimento de água e esgoto, precisa resolver seus problemas antes de atrair turistas. – cobrou.
Segundo o ministro, a preocupação é válida e o ministério não pretende deixar as obras de saneamento de fora do planejamento para a região. Parnaíba terá um aeroporto internacional para criar um triângulo de turismo ecológico que englobará Lençóis, Parnaíba e Jeriquaquara. Toda a estrutura necessária para garantir o sucesso do turismo na região está sendo planejada pelo ministério.
– Daqui há 4 ou 5 anos, o fluxo de turistas estrangeiros na região será intenso, mas precisamos organizar bem o processo para dar certo. – disse Mares.
Por Alessandra Flach