( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF, 10/08/2005) O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, inaugurou um novo tom das novas relações entre Executivo e o Congresso. Ele anunciou nesta manhã que as emendas parlamentares, motivo de constante desgaste entre os dois poderes nesses anos do Governo Lula – serão liberadas logo.
– Eu peço encarecidamente aos deputados que encaminhem ao Ministério suas emendas individuais, logo, que elas serão liberadas. Disse o Ministro, que, também, afirmou aos deputados nordestinos que não haverá qualquer tipo de discriminação a partir de filiação partidária ou perfil governista ou oposicionista. O Ministro foi categórico.
– Não tem discriminação, por ser governo ou oposição. Todas as emendas individuais serão liberadas.
O ministro informou que tem R$ 160 milhões de emendas individuais para serem liberadas. Ele disse, também, que as emendas de bancada, que normalmente interessam aos governadores, e que chegariam a “mais de 400 milhões de reais” – devem ser encaminhadas, especialmente as que são “ fruto de acordo na Bancada( de cada Estado)”. Ele informou que as emendas “ rachadinhas”, que são emendas ao orçamento que sendo postas como de bancada e genéricas normalmente acabam sendo divididas entre os deputados de um mesmo grupo ou até por todos, não serão liberadas. Na avaliação do Ministro sua intenção é liberar “ ao menos 30%% delas”.
O Ministro fez um balanço das ações no pasta – falou sobre o perfil do turismo no Brasil e no Nordeste, a situação na aviação civil e o Prodetur II, onde existem conhecidos problemas. O café da Bancada do Nordeste, coordenado pelo deputado B. Sá(PSB-PI), começou às 8h 30 e terminou já às 11h. Esse foi o primeiro encontro da Bancada do Nordeste no semestre. O grupo pretende, neste mês de agosto, tratar de desertificação com a ministra Marina Silva e agronegócios e agricultura familiar com a direção da Embrapa.
O deputado B. Sá(PSB-PI) lamentou que o Ministério esteja incentivando e apoiando a melhoria na infraestrutura de alguns aeroportos, como o Parnaíba, que será internacional, e não possa intervir para que o Estado, e outros na região, continuem de fora da linha de financiamento, Prodetur II, que ajuda a dar infraestrutura de água e esgoto para as localidades turísticas.
Segundo o coordenador da Bancada, o Piauí vem a ser o 27º estado em condições de oferecimento de águas e esgoto, pouco mais de 1,1%% da população atendida.
CRISE ÉTICA – O ministro Mares Guia negou, durante coletiva, que esteja trabalhando para que o PTB faça uma composição orçamentária face ao possível recebimento de R$ 4 milhões que teriam sido usado e distribuídos pelo deputado Roberto Jefferson(PTB-RJ) e que não teriam sido prestados conta à Justiça Eleitoral. Ele, porém, não negou que esteja conversando “intensamente” com os deputados federais da bancada petebista.
A informação, da articulação de Mares Guia, vem sendo divulgada por setores da imprensa. Até o momento a Justiça Eleitoral não recebeu nenhuma representação contra as contas do PTB face as revelações das várias CPMI´s em tramitação no Congresso.
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)