( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF,18/05/2005) Os recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para a Região Nordeste cresceram 49%% na comparação de 2004 com 2003. Os dados constam na exposição apresentada nesta quarta-feira, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, durante café da manhã na Câmara com a Bancada do Nordeste. O ministro fez um balanço das ações do ministério no Nordeste brasileiro e mostrou alguns projetos.
Eduardo Campos disse que entre 2003 e 2005 houve crescimento de 76%% no número de bolsas para doutores e de 80%% nas de mestrado naquela região. De acordo com o ministro hoje são 7.595 bolsas de mestrado – que representam 25,7%% do total de bolsas concedidas pelo ministério em todo o País. O número de bolsas de doutorado nas universidades nordestinas chega a 6.800, isso representa 16,3%% do total nacional. O ministro mostrou também trabalhos desenvolvidos pelo ministério como a Rede Brasil de Tecnologia- RBT. A rede tem o objetivo de estimular a parceria entre universidades e empresas para criar produtos de tecnologia nacional, diminuindo a dependência tecnológica do exterior. Em 2003, a RBT apoiou um projeto no Nordeste, no estado do Ceará. Em 2004, quatro projetos, três no Ceará e um na Bahia. Segundo o Ministro, Eduardo Campos, a meta para 2005 é de 10 projetos. O ministro da Ciência e Tecnologia informou também aos parlamentares que de 2001 a 2004, o ministério investiu no nordeste R$8,7 milhões, em 40 projetos, no âmbito do Programa Tecnologia Industrial Básica. O programa contemplou as áreas de metrologia, avaliação da conformidade, tecnologias de gestão, propriedade industrial e desing. Já na área de programas espaciais,o ministro Eduardo Campos, disse que no segundo semenstre, serão iniciadas as obras de reconstrução do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, onde ocorreu a explosão em 2003, do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite ).
Para o deputado Gastão Vieira, do PMDB do Maranhão, a reconstrução da base é fundamental para o Brasil e indispensável para a economia daquele lugar.
Também participaram do café da manhã da Bancada Nordestina, o Secretário para a Inclusão Social, Rodrigo Rollemberg, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Felício Plessmann Camargo, que expliccou o processo para o acesso a bolsas do CNPq na região Nordeste.
( por Lucélia Silva )