( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
Sobre Sudene e Fundo de Desenvolvimento Regional, José Dirceu informou aos parlamentares que essa questão foi discutida, recentemente, pelo deputado Zezéu Ribeiro(PT-BA), relator da proposta de recriação da Sudene na Comissão Especial da Câmara, que fez um rali de negociações com ele e os ministros Antonio Palocci, da Fazenda, Guido Mantega , do Planejamento e Ciro Gomes, da Integração, para encontrarem uma alternativa de financiamento, que já vinha embutido na proposta do Governo o Fundo de Desenvolvimento Regional, FNDR, mas que já estava prejudicado a partir das negociações que se fazem no Senado. Ele lembrou que além desse fundo que foi mantido na proposta de reforma tributária da Câmara, há, na mesma Casa, uma proposta de Fundo do Semi-Árido( PEC nº 57-A) – do deputado João Leão(PL-BA), que cuida do assunto. “Fica difícil com tantos fundos mas já existe um trabalho adiantado de nova distribuição dos recursos do BNDES, lá no Senado, que pode resolver o problema”, disse. Ele pediu que os deputados estudassem o que está sendo discutido no Senado. A proposta de distribuição de 35% dos recursos do BNDES para Norte, Nordeste e Centro-Oeste faz parte dos termos do documento assinado pelos líderes partidários do Senado, na semana passada, e que serviu de motivo de desavença entre lideranças dirigentes da Câmara e do Senado.
Essas afirmações foram dadas pelo ministro da Casa Civil durante o café da manhã que participou com a Bancada Nordestina.
( por Genésio Araújo Junior)