( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
O deputado Roberto Pessoa, coordenador da Bancada do Nordeste, foi convidado e aceitou fazer parte da comitiva do presidente Luís Inácio Lula da Silva que visita, hoje, três cidades nordestinas que sofrem com as fortes chuvas. Nessa quinta o ministro Ciro Gomes, da Integração Nacional, é o convidado do café-nordestino que vai tratar desse assunto com os parlamentares da região. O Presidente e os Ministros vêem recebendo muitas críticas por estarem se mobilizando só agora. O Governo nega essa paralização através de seus líderes no Congresso, especialmente no Senado.
ANALISTAS – O ministro Ciro Gomes – sempre bem avaliado ! – de uma hora para outra, sumiu na semana passada. Fontes oficiais apontam visita aos flagelados do Ceará e aniversário do filho, porém enquanto isso se dava a senadora Patrícia Gomes estava em Brasília.
Até hoje não se sabe se ele deu essa escapada por conta da política do Ceará, que pegou fogo após a chegada do deputado Eunício Oliveira ao Ministério das Comunicações, apesar dele ser visto, também, como ministro de Brasília – ou por conta de uma necessária pressão que ele anunciava aos ministérios do Planejamento, Fazenda e Casa Civil.
O coordenador da Bancada, Roberto Pessoa, vai ter o trabalho de administrar essas especulações no café de trabalho dessa quarta.
Alguns órgãos de imprensa em Brasília e no Centro-sul deram destaque à paralização do Ministério e a retomada das rédeas pelo Presidente, porém os observadores nordestinos consideraram “muito estranho” que o Presidente tenha tomada a decisão de ir ao Nordeste só depois que o quadro em São Paulo se agravou.
( por Genésio Araújo Junior)