( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília, 24/07/2003) A Bancada do Nordeste teve, hoje, mais um encontro semanal com seus parlamentares e um dos pontos discutidos foi a questão da transposição de águas para o semi-árido nordestino. O Coordenador, deputado Roberto Pessoa (PFL-CE), entregou a bancada o Decreto do Presidente Lula de 11 de junho deste ano, que instituiu o Grupo de Trabalho Interministerial que como objetivo analisar e elaborar proposta para a transposição de águas.
Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior aprovou também a criação de um grupo de trabalho com o mesmo fim. Segundo o autor do requerimento, deputado Rogério Silva (PPS-MT), o Nordeste, de acordo com a peculiaridade do clima e a disposição do povo nordestino para o trabalho, precisa de instrumentos e projetos que permitam o progresso da região. “A transposição de águas do Rio São Francisco, secularmente reivindicada pela sociedade nordestina, é a obra capaz de proporcionar a redenção econômica e social da Região Nordeste”, afirmou.
O Grupo Interministerial criado pelo presidente Lula vai ser comporto por representantes dos seguintes órgãos: Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Integração Nacional. O vice-presidente da República, José Alencar, é o coordenador desse Grupo.
(Política Real: Sammara Jericó / Genésio Jr)