( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 11/09/2019) O deputado General Girão (PSL-RN) defendeu nesta quarta-feira, 11, a “criatividade” como forma para que o país e os nordestinos possam superar a falta de recursos nos vários órgãos de fomento regional. Segundo ele, o tempo exige que medidas de baixo custo sejam adotadas a fim de transformar a vida de milhões como daqueles que vivem no semiárido, uma das regiões menos desenvolvidas do país.
A declaração aconteceu na manhã desta quarta-feira,11, quando a convite do coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Araújo Silva Jr, expuseram aos parlamentares da região os resultados dos dois órgãos federais obtidos nos últimos dois anos.
O parlamentar do PSL potiguar, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, acredita que um baixo investimento em energia fotovoltaica possa ser uma das saídas para os agricultores do semiárido. Ele entende que essa medida poderá dar aos agricultores da região que possuem raios solares em abundância, conseguirão produzir a própria energia para alavancar a produção em suas propriedades.
“Nós precisamos criar oportunidades para que aqueles homens do campo consigam ter qualidade de vida e amor para aquilo que está fazendo e para que ele possa se auto sustentar. Não está fácil isso aí. Um dos exemplos que nos chegou foi o projeto da fazenda solar, onde se pretende transformar cada fazendeiro ali com suas casinhas pequenas num local produtor de energia fotovoltaica”, comentou.
“Nós estamos num ano, deputado Júlio César, em que precisamos ter muita criatividade. É a criatividade que supera a falta de recursos. Então eu tenho a certeza absoluta que a gestão dos órgãos públicos do Nordeste está sendo feita neste sentido”, completou o General Girão que destacou que da mesma forma como atua a Bancada do Nordeste vem impingindo o mesmo ritmo a Frente Parlamentar Mista, formada por deputados e senadores, em “prol do semiárido” em que ele é coordenador.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)