( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 21/05/2019) O líder do PSB na Câmara, deputado Tadeu Alencar (PE), confirmou que os 13 parlamentares nordestinos que compõem a bancada federal socialista estarão presentes ao encontro na manhã desta quarta-feira, 22, com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).
Na oportunidade, Bolsonaro abordará com os parlamentares do Nordeste o apoio deles à “Nova Previdência” estabelecida pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19 encaminhada pelo governo federal em troca de medidas federativas que garantam mais recursos para os estados e municípios.
Na reunião entre o presidente e os congressistas nordestinos serão tratados, ainda, iniciativas para revitalizar os órgãos de desenvolvimento regional que atuam nos estados nordestinos como o Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (DNOCS), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e Banco do Nordeste (BNB).
Os 13 socialistas que irão ao encontro com Bolsonaro nesta quarta são Átila Lira (PI), Bira do Pindaré (MA), Danilo Cabral (PE), Denis Bezerra (CE), Felipe Carreras (PE), Gervásio Maia (PB), Gonzaga Patriota (PE), JHC (AL), Lídice da Mata (BA), Marcelo Nilo (BA), Rafael Motta (RN), além do líder da legenda – Tadeu Alencar (PE).
O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), através de sua assessoria, também confirmou que estará presente na reunião com Bolsonaro.
BOICOTE
Já os deputados e senadores petistas não comparecerão na reunião agendada pelo Palácio do Planalto. De acordo com o deputado José Guimarães (CE), vice-líder da minoria, não há sintonia entre a pauta encampada pelo partido com a agenda do governo federal. “Não vou. Não iremos e ninguém do partido vai”, resumiu o petista cearense.
O PT possui 20 deputados federais nordestinos: Afonso Florence (BA), Assis Carvalho (PI), Carlos Vera (PE), Frei Anastácio Ribeiro (PB), João Daniel (SE), Jorge Solla (BA), José Airton (CE), José Guimarães (CE), Joseildon Ramos (BA), Luizianne Lins (CE), Marília Arraes (PE), Merlong Solano (PI), Natália Bonavides (RN), Nelson Pellegrino (BA), Paulão (AL), Rejane Dias (PI), Valmir Assunção (BA), Waldenor Pereira (BA), Zé Carlos (MA) e Zé Neto (BA).
Já os quatro senadores petistas da região Nordeste: Humberto Costa (PE), Jacques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN) e Rogério Carvalho (SE) também não deverão comparecer ao encontro da Bancada do Nordeste que será com o presidente da República. A assessoria da liderança petista no Senado informou que os quatro parlamentares decidiriam sobre o convite numa reunião nesta terça-feira, 21.
Os parlamentares nordestinos do PCdoB – Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Márcio Jerry (MA) e Renildo Calheiros (PE) – também deverão boicotar o encontro da Bancada do Nordeste com Bolsonaro. Mas até o fechamento desta edição, nenhum dos quatro parlamentares da legenda confirmou a decisão de aderir ao boicote da reunião do presidente da República com os parlamentares nordestinos.
SEM DEFINIÇÃO
Já os parlamentares nordestinos do PDT ainda não sabem que estratégia adotar na reunião que Bolsonaro terá com a Bancada do Nordeste. Procurados pela reportagem, os líderes pedetistas na Câmara, André Figueiredo (CE), e no Senado, Weverton Rocha (MA), não retornaram o contato para informar se os 14 deputados e os dois senadores do partido eleitos pelo Nordeste irão, ou não, ao encontro de Bolsonaro.
Apenas se sabe que o senador Cid Gomes (PDT-CE) – em virtude de estar em missão oficial participando da Conferência “Brazil – UK” promovido pela Universidade inglesa de Oxford, não comparecerá.
Os pedetistas nordestinos são Alex Santana (BA), Damião Feliciano (PB), Eduardo Bismark (CE), Fábio Henrique (SE), Félix Mendonça Jr. (BA), Flávia Nogueira (PI), Gil Cultrim (MA), Idilvam Alencar (CE), Leônidas Cristino (CE), Mauro Benevides Filho (CE), Robério Monteiro (CE), Túlio Gadelha (PE) e Wolney Queiroz (PE). Além dos dois líderes.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)