( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Publicada originalmente às 13h 43 do dia 25/11/2018) (reeditado)
(Brasília-DF, 26/11/2018) O deputado federal eleito Julian Lemos(PSL-PB) disse, neste domingo, 25, que não será uma “agência de interesses pessoais” durante seu mandato como congressista. O deputado paraibano eleito para seu primeiro mandato eletivo foi indicado no último dia 14 de novembro como o coordenador, gestor, do grupo de trabalho da Transição Governamental para tratar de desenvolvimento regional. O ministro da Transição Governamental, Onix Lorenzoni, assinou portaria de nomeação que foi publicada no Diário Oficial da União.
O advogado Julian Lemos é vice-presidente nacional do PSL, vem a ser o único político nomeado para comandar um grupo de trabalho na Transição Governamental. A indicação do também advogado Gustavo Bebiano para a secretaria geral da Presidência da República concede aos membros do PSL um natural protagonismo. Existe muita especulação como ficará o governo Bolsonaro nas questões envolvendo desenvolvimento regional.
Na postagem deste domingo, Julian disse que a Paraíba, qual teria sido esquecida pelos governos federais, terá um outro tratamento, sinalizando para um protagonismo. Os chamados grandes estados nordestinos, como Bahia, Pernambuco e Ceará, vem concentrando a maioria dos investimentos federais no Nordeste nos últimos mandatos presidenciais.
O “Deputado Federal e Vice Presidente Nacional do PSL, cristão, pai, casado, conservador e paraibano com muito orgulho”, como se destaca no perfil do Instagram, tem evitado conversar com a imprensa nesses últimos dias. Julian Lemos que foi coordenador da campanha de Jair Bolsonaro no Nordeste, até o 6 de outubro, é considerado o homem forte do presidente eleito na região onde nasceu o Brasil.
NOVO PODER
Julian Lemos ainda não realizou, segundo apurou a Política Real, nenhuma grande reunião setorial para definir como ficará o novo perfil administrativo do poder institucional no Nordeste e se haverá muitas modificações. Nessa última semana, o ministro indicado da Economia, Paulo Guedes, indicou o empresário mineiro Salim Mattar para funcionar como futuro titular da futura Secretaria Geral de Desestatização e Desimobilização que vai ser criada na órbita do ministério da Economia.
Deputado eleito publicou no Instagram neste domingo
Salim Mattar, homem de confiança do superministro indicado Paulo Guedes, deverá opinar sobre como ficarão as empresas públicas com atuação no Nordeste, o que, naturalmente, implicará nas ações de Julian Lemos como gestor de desenvolvimento regional do futuro governo.
Existem muitas especulações se empresas públicas como Codevasf, Dnocs e Sudene irão atuar. Como ficarão as ações do Banco do Nordeste e se a Chesf será ou não será privatizada.
Haverá a natural e histórica disputa entre a equipe econômica e a equipe política nessa nova fase da Transição Governamental, visto que a primeira tende a reduzir poder do núcleo político.
( da redação com informações do instagram. Edição: Genésio Araújo Jr)