( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
08/05/2018 – 16:00h – Genésio Araújo Jr.
(Brasília-DF, 08/05/2018) O movimento Nordeste Forte, conduzido por federações das indústrias do Nordeste, e um grupo de federações do Norte do Brasil realizaram com apoio da Confederação Nacional da Indústria(CNI) um café da manhã, hoje, na sede da confederação, aqui na Capital Federal, para tratar de projeto já aprovado no Senado e que chegou na Câmara dos Deputados e que prorroga incentivos para o Norte e Nordeste. O Projeto de Lei do Senado(PLS) nº 656, de 2015, de autoria do senador Eunício Oliveira(MDB-CE), prorroga de 2018 para 2023 o prazo em que as empresas que tenham projeto aprovado na Sudene e na Sudam voltados para desenvolvimento regional tenham direito à redução de 75% do imposto sobre a renda e adicionais, calculados com base no lucro da exploração. As federações querem que a proposta ande com agilidade na Câmara e seja logo aprovado.
O projeto foi relatado no Senado por Armando Monteiro Neto(PTB-PE). Monteiro acatou emendas da senadora e líder do MDB, Simone Tebet(MDB-MS), para incluir os estados da região atendidas pela Sudeco. O evento contou com a presença de diversos senadores das regiões. Estiveram no evento so senadores Armando Monteiro Neto(PTB-PE), Garibaldi Alves Filho(MDB-RN), Fátima Bezerra(PT-RN), Elmano Férrer(Podemos-PI), Lídice da Mata(PSB-BA), Jorge Viana(PT-AC), Flexa Ribeiro(PSDB-PA), Gladson Cameli(PP-AC), Sérgio Petecão(PSD-AC), Vanessa Grazziotin(PC do B-AM). A CNI foi representada no evento por Afonso Ferreira, do Conselho de Assuntos Federativos, e foi coordenado por Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte.
“Discutimos hoje a possibilidade de aumentar recursos para a região Nordeste. Nos reunimos com membros da Associação Nordeste Forte, composto por presidentes das Federações das Industrias dos estados do Nordeste e Ação Pró-Amazônia, para tratar do PLS 656/2015, sobre a prorrogação da redução de imposto de renda para projetos nas áreas da SUDAM e SUDENE. Na oportunidade, defendemos que esses encontros tenham desdobramentos práticos e que as discussões sejam aplicadas para o desenvolvimento regional”, disse Elmano Ferrer(Podemos-PI)
Já o senador Garibaldi Filho(MDB-RN) defendeu uma aliança mais ampla entre Norte e Nordeste para debater assuntos importantes nos momentos oportunos, além de criar novos instrumentos que auxiliem o desenvolvimento de ambas regiões de forma mais coesa e objetiva.
“As politicas econômicas adotadas pelo atual governo, trouxe de volta o aumento da desigualdade social no país, afetando duramente as regiões Norte e Nordeste. É oportuno o dialogo entre o setor produtivo e o Congresso Nacional”, disse a Fátima Bezerra, no café da manhã.
( da redação com informações de assessorias e mídias sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)