( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
05/06/2017 – 21:00h –
(Brasília- DF, 02/06/2017) O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), afirmou nesta quinta-feira, 1º, ao comentar sobre a possibilidade de adiamento do julgamento da Chapa Dilma-Temer, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para a próxima terça-feira, dia 6, que o o País tem pressão numa solução e que a economia brasileira não pode esperar muito tempo por uma decisão política.
“Acho que o adiamento não é bom. O país não pode ficar nesse suspense. O País tem que tomar decisões para um lado ou pro outro. A economia fica também parada em função dessa falta de decisão política. Portanto, qualquer decisão que venha é necessária que venha logo.”, disse o senador em conversa com os jornalistas.
Chapa Dilma-Temer
A ação sobre a chapa Dilma-Temer foi impetrada pelo PSDB junto ao TSE, no final das eleições de 2014, por abuso de poder econômico nas eleições presidenciais, em que Dilma Rousseff venceu o candidato dos tucano, Aécio Neves.
Dilma, do PT, sofreu impeachment em maio do ano passado. Temer, do PMDB, é acusado de receber doações da Odebrecht para o seu partido. Aécio acaba de ser afastado da direção nacional do PSDB e da função de senador, acusado de receber dinheiro do grupo JBS para a campanha.
Caixa 2 e corrupção
“Todos erraram”, avalia Tasso Jereissati. O presidente do PSDB, que assumiu o cargo no mês passado, no lugar de Aécio, mostrou diferença entre Caixa 2 eleitoral e corrupção. Mas defende que em ambos os casos, os políticos devem avaliar a sua conduta.
“Tem duas coisas bastante diferentes: Caixa 2 e a corrupção pura e simples. Houve muita corrupção pura e simples e houve muito Caixa 2. Todos dois são erradas, em níveis diferentes”, enfatizou o presidente tucano.
“Portanto, tem que haver um reconhecimento total nosso, dos políticos brasileiros, que nós erramos, e temos que refazer a nossa cultura”, avisou Jereissati.
Segundo o presidente do PSDB, “se a origem do dinheiro é em troca de qualquer coisa, qualquer vantagem dada pelo cargo que a pessoa que recebeu está oferecendo é corrupção pura e simples, não é Caixa 2 só de doação eleitoral.”
Crescimento /PIB
Tasso Jereissati também avaliou o crescimento de 1º na economia do primeiro trimestre de 2017, em comparação com o último trimestre de de 2016. “O PIB (Produto Interno Bruto) foi muito bom, é uma ótima notícia”, disse o senador.
“Há uma expectativa de que neste segundo trimestre ele não se mantenham nesse mesmo patamar, porque várias pré-condições ainda não foram realizadas para que haja consistência nesse crescimento”, acentuou.
(Por Gil Maranhão – Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)