( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
02/12/2016 – 17:30h –
(Brasília-DF, 02/12/2016) O novo cronograma de obras da Ferrovia Nova Transnordestina será o tema central da próxima reunião da Bancada Parlamentar do Nordeste no Congresso Nacional, que acontecerá na quarta-feira da próxima semana, dia 7, durante um Café da manhã, no Anexo IV da Câmara dos Deputados.
O encontro foi confirmado nesta quinta-feira, 1º, pelo coordenador da bancada nordestina, deputado Júlio Cesar (PSD-PI).
Para o debate foi convidado o novo presidente da Transnordestina Logística, Sérgio Leite. A empresa é controlada pelo Grupo CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), responsável pela construção da Ferrovia Transnordestina.
Ele foi empossado no cargo no inicio de setembro, após a saída de Ciro Gomes, atendendo convite feito, pessoalmente, pelo presidente do Conselho Fiscal da CSN, Benjamin Steinbruch. Leite até então era o presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CE).
Também foram convidados para a reunião dos parlamentares nordestinos os governadores dos estados beneficiados diretamente pela ferrovia: Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí).
Três estados
A Ferrovia Nova Transnordestina visa ligar o Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará, ao Porto de Suape, em Ipojuca, estado de Pernambuco, além do cerrado do estado do Piauí, no município de Eliseu Martins.
A obra ato todo prevê 1.728 km. O projeto intenciona elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.
O projeto prevê a interligação da ferrovia com outra importante ferrovia da região. Em Porto Real do Colégio (AL), a Transnordestina foi projetada para ligar-se com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Custo da ferrovia
O custo total da obra estimado em R$ 5,42 bilhões foi excedido em mais de 25% e totalizará cerca de R$ 7 bilhões. O aumento de custo foi justificado por maiores custos com mão de obra e equipamentos.
Do orçamento atual, R$ 3,1 bilhões serão financiados, sendo R$ 2,7 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), R$ 225 milhões do BNDES e 180 milhões do Banco do Nordeste. Dos R$ 2,3 bilhões restantes, R$ 1,3 bilhão sai do caixa da CSN, R$ 823 milhões do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) e R$ 164 milhões da estatal Valec. Por tratar-se de um empreendimento de controle privado, o custo da Transnordestina é de responsabilidade da TLSA (Transnordestina Logística S.A.), controladora do projeto.
Comissão Especial
O projeto, o andamento das obras, as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União, os aditivos e outras questões que envolvem a Transnordestina vêm também vêm sendo discutidas por uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Raimundo Gomes de matos (PSDB-CE).
(Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Real. Edição: Genésio Jr.)