( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 05/ 100/2016) A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Régia Marcelino, revelou nesta quarta-feira, 05, durante o Café da manhã promovido pela Bancada do Nordeste no Congresso Nacional, que aposta na parceria com os congressistas nordestinos para o fortalecimento do órgão.
“Nosso interesse é cada vez mais fortalecer toda essa articulação com da Bancada do Nordeste, até mesmo porque Codevasf é uma das grandes executadoras das emendas e também promotora do desenvolvimento da região Nordeste do Brasil”, declarou em entrevista à Agência de Notícias Política Real.
Articulação
Kênia Marcelino foi uma autoridades convidadas do evento dos parlamentares nordestinos, na Câmara dos Deputados, ao lado do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, do secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Ivandré Montiel, do superintendente da Sudene, Marcelo Neveso da Banco do Nordeste (BNB), Marcelo Neves, dentre outros.
“Essa articulação mais que nunca é necessária e por isso viemos aqui com toda a diretoria da Companhia, demostrando esse interesse e necessidade de trabalharmos conjuntamente com toda a bancada para promoção dos projetos de desenvolvimento do Nordeste brasileiro”, reforçou Kêni Marcelino.
Revitalização do S. Francisco
– A senhora acaba de assumir a presidência da Codesvasf. Na sua opinião, que o que deve priorizado nesse primeiro momento? – questionou a nossa reportagem.
“A prioridade inicial é a regulamentação orçamentária e financeira da Codevasf e dar continuidade aos projetos de desenvolvimento regional. Dentre eles, a questão da revitalização do rio São Francisco; os projetos de irrigação que são promotores de desenvolvimento; e um grande projeto que temos agora, que é o de integração do rio São Francisco, que vai possibilitar levar água a mais de 18 milhões de famílias do Nordeste”, enfatizou a presidente da Companhia.
Força-tarefa
Ao ser informada pela nossa equipe que há uma reclamação acentuada das populações e parlamentares do Nordeste que o projeto de revitalização está lento e bastante atrasado em relação ao cronograma inicial, e questionada sobre como a Codevasf pode ajudar para dar celeridade a esse projeto, Kênia Marcelino revelou que existe um a força-tarefa da instituição já em campo para contornar essa situação.
“Nós estamos com força-tarefa para execução das ações. As que estavam previstas para execução em 2016 os editais já foram lançados e as obras estão em andamento. É uma prioridade do governo federal dar continuidade e celeridade ao programa de revitalização do São Francisco. Então, com força-tarefa, estamos trabalhando nesse sentido, da retomada dos empreendimento, execução e conclusão dos mesmos”, informou.
Apoio das Prefeituras
Segundo ela, em alguns casos, por exemplo, no que diz respeito ao sistema de esgotamento sanitário, a Codevasf depende muito do apoio das Prefeituras para operação desses sistemas.
“Então, a gente também reforçou essa articulação junto as concessionárias regionais e as Prefeituras, para operação tantos dos sistemas de água como de esgoto.”
Fortalecimento
Kânia Marcelino destacou ainda, a necessidade de fortalecimento das instituições de desenvolvimento do Nordeste, um dos temas da reunião dos congressistas da região.
“Essa nossa participação hoje, neste evento, vem nesse sentido. Nós estamos com um trabalho não só com o Congresso Nacional, mas também como os órgãos do governo federal e dos estados e municípios, no que diz respeito ao fortalecimento interno da equipe da Codesvasf e externo, o fortalecimento institucional”, explicou.
Para a presidente da Companhia, essa ação passa pela ainda pela alocação de recursos. “Esta semana, por exemplo, começamos um trabalho junto aos parlamentares para fortalecimento orçamentário da instituição, porque somente assim, nós vamos conseguir, de fato, levar mais desenvolvimento para as regiões da nossa área de abrangência, somando à articulação de todos os entes estaduais e municipais e da sociedade civil”, acrescentou.
(Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Rea. Edição: Genésio Jr.)