“O Nordeste para ser forte precisa de um BNB forte e nós precisamos de apoio em ações propositivas”, diz Marcos Holanda

(Brasília-DF,11/06/2016) “O Nordeste para ser forte precisa de um Banco do Nordeste Forte e o BNB para ser forte precisa do apoio da Bancada Federal em ações propositivas e objetivas, como esta da renegociação das dívidas rurais”.



A declaração foi feita pelo presidente do Banco do Nordeste (BNB), Marco Holanda, durante o “Café da Manhã” que marcou a primeira reunião de trabalho da Bancada Parlamentar do Nordeste, realizada nesta quinta-feira, 11, e teve como tema central a Renegociação de Dívidas Rurais.



O evento contou, ainda, com a participação do o diretor-substituto de Gestão da Dívida Ativa da União da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Luiz Roberto Beggiora, que apresentou o atual quadro (por Estados) do endividamento proveniente das linhas de crédito rural, e do representante do Ministério da Integração Nacional (MIN), Rafael Resende Neto.



Aos parlamentares, Marcos Holanda fez uma explanação prévia dos programas de investimentos da instituição e se colocou a disposição da bancada nordestina para tratar de temas relevantes da região, como a questão que envolve a dívida rural dos estados da região.



Dívida rural



“A renegociação da dívida rural é um importante e o BNB, no seu papel, está aí à disposição, na medida em que as normas sejam desenhadas, tanto em nível do Parlamento, como do ministério, estamos prontos para executá-las de forma mais ágil e de maior interesse possível para os produtores rurais”, declarou.



Questionado sobre o que está faltando para agilização nas renegociações dessas dívidas, Marcos Holanda, disse que isso decorre de um processo de negociação entre Ministério da Fazendo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.



“Acho que existe boa vontade de ambas as partes, no sentido de realmente continuar nesse apoio a uma classe tão importante, que são os pequenos e micro produtores rurais”.



BNB e o ajuste fiscal



Sobre a posição da instituição no atual cenário de ajuste fiscal por que passa o País, o presidente do Banco do Nordeste ressaltou que a importância do banco aumenta, e depositou sua segurança e esperança no FNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).



“O BNB, felizmente, conta com este grande instrumento, que é o FNE, o fundo constitucional do Nordeste”, avaliou.



Holanda acentuou que o FNE “tem uma capacidade hoje muito robusta de continuar financiando o setor produtivo da região Nordeste”.



“É um fundo, como já disse antes, que já é auto-sustentável, e que hoje recebe mais recursos de reembolso do que ele recebe de recursos novos. É importante neste momento que instituições, como o BNB, ser esse colchão de liquidez, provimento e financiamento para a região a região.”, acrescentou.



(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, e edição de Genésio Jr.)

Outras notícias

Após reunião com Júlio César, ministro Tarcísio Gomes de Freitas promete recursos para federalizar trecho na Transnordestina até 2.022

01/09/2020 às 19:42

( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020)  (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

Ricardo Lewandowski, em reunião da Frente do Empreendedorismo, disse que texto da PEC da Segurança é “elegante”, enquanto Danilo Forte disse que se não for realizado enfretamento de “guerra” o Brasil vai “falir”

29/04/2025 às 17:44

(Brasília-DF, 29/04/2025). A Frente Parlamentar do Empreendedorismo recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que expôs aos membros da frente na reunião-almoço desta terça-feira, 29, os pontos principais da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.  Ele destacou que “temos um texto redondo e tenho a certeza de que o Congresso Nacional, […]

Pauta de combate ao crime organizado é garantia para adiar a discussão do PL da Anistia; projeto de Danilo Forte que transforma crime organizado e de milícia como terrorismo chama atenção no momento

28/04/2025 às 11:51

(Brasília-DF, 28/04/2025) Na semana passada, a Câmara dos Deputados em reunião de líderes decidiu não colocar em destaque o chamado PL da Anistia( PL 2858/2022)   para dar prioridade aos projetos de combate ao crime organizado e a isenção do Imposto de Renda para que ganha até R$ 5 mil.  Nesta semana da “Semana do Dia […]

Há 200 anos Frei Caneca, o “Tiradentes do Nordeste” foi fuzilado em Recife por um tribunal sumário do Imperador D. Pedro I

15/01/2025 às 17:12

( Publicada originalmente às 10h 01 do dia 13/01/2025)  Com  BBC (Brasília-DF, 14/01/2025) No dia 13 de janeiro de 1825, há 200 anos, o padre, jornalista, escritor e militante político Joaquim da Silva Rabelo (1779-1824), mais conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado diante do Forte das Cinco Pontas, em Recife. Ele foi condenado à morte por uma comissão […]

Notícias por estado
Apoiam esta ideia