BANCADA DO NORDESTE – Ricardo Coutinho destaca sentimento de ‘nordestinidade’ e diz que região precisa ser “rum ponto de avanço na política de desenvolvimento”

(Brasília-DF, 15/04/2015) O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) disse declarou nesta quarta-feira, 15, durante Encontro de Governadores do Nordeste, em Brasília-DF, que gestores e parlamentares precisaram ter um sentimento de “nordestinidade”, para na sua visão, é olhar maior para a região, e não apenas para os seus estados, para transformar o Nordeste “um ponto de avanço na política de desenvolvimento do Brasil”.



“Esse encontro do Poder Executivo com o Legislativo visa a criação de um sentimento que vai além de um projeto, além de uma ação específica, o sentimento de nordestinidade”, declarou o governador no evento, que foi promovido pela Bancado do Nordeste, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.



Segundo ele, os governadores “têm uma propensão muito grande a cuidar do nosso terreiro, e temos dificuldade a olhar mais adiante, pensar nacional a partir de uma região. O Nordeste tem características que aponto que o crescimento passa por lá, seja do ponto de visto do turismo, do aumento do poder de produção e construção”.



Coutinho disse, “é preciso ter um olhar um pouco maior para região, não para o estado, mas para a região como um todo, e fazer desta região um ponto de avanço na política de desenvolvimento deste País”.



– Nós temos capacidade pra isso e vontade política. E quem tem 28% a 30% da população do Brasil não pode se contentar com tão pouco no que diz respeito aos investimentos do País – enfatizou.



O governador disse que espera que a partir desse encontro renda frutos, e revelou preocupação com projetos que tramitam no Congresso Nacional que, aprovados, possam prejudicar a região Nordeste.



“Espero que esse encontro frutifique ações mais próximas e que a gente não tenha, de uma hora pra outra, projetos aqui aprovados que repercutam nas finanças estaduais e do Brasil como um todo. É preciso ter muito cuidado e acredito que nós governadores podemos acreditar, independente de partidos, com a grande maioria dos deputados e senadores”, declarou.



O gestos paraibano lembrou que nos últimos anos o Nordeste cresceu em média 27% acima da média do País. “O problema todo é mantido esse ritmo e essa diferença nós trabalhamos quase 40 anos para chegar a uma participação no PIB (Produto Interno Bruto) “, afirmou.



Pauta emergencial



Ricardo Coutinho listou, no entanto, alguns problemas que, segundo, ele são cruciais na região, e deve ser tratados como “pauta emergencial”, com a questão da seca, estiagem e problemas nas áreas da saúde.



“Nós temos o semiárido, que apesar de algumas chuvas não cumulou água. Essa questão é essencial. Não para esperar que se define um recursos para daqui a 2/3 meses quando nós precisamos agora. A questão climática não é uma questão estadual, é da União. Os estados, claro, participam. Mas é fundamental que haja liberação de recursos imediatamente”, informou o governador.



Ele revelou que no estado da Paraíba existem cerca de 74 cidades cujas sistemas de abastecimento de água entrou em colapso. “Não tem água. E desde o início do ano passado nós não temos um único convênio de carro-pipa. O estado está se virando da forma como pode e as prefeituras. Então temos essa pauta emergencial, que batalhar logo a liberação dos recursos, porque isso não é algo que se pode trabalhar a médio e longo prazo”.



Castramento de leitos



Coutinho também reivindicou “abrir maior fundo de financiamento para saúde”. Segundo ele, a situação é tão critica nesta área “que até para aqueles estados que tem leitos funcionando, abertos ao atendimento, não estão podendo se cadastrar no Ministério da Saúde”.



– É essencial que haja uma reforma imediata no cadastramento e homologação de leito, porque quando tem leitos que não está cadastrados todo esse recurso passa ser do Estado, o SUS não entra com nada – explicou.



Por fim, ele elogiou a iniciativa do encontro e refirmou sua confiança na Bancada do Nordeste, voltando a pedir aos senadores e deputados atenção da defesa e aprovação de projetos que beneficiem a região.



(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

Outras notícias

Após reunião com Júlio César, ministro Tarcísio Gomes de Freitas promete recursos para federalizar trecho na Transnordestina até 2.022

01/09/2020 às 19:42

( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020)  (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

Ricardo Lewandowski, em reunião da Frente do Empreendedorismo, disse que texto da PEC da Segurança é “elegante”, enquanto Danilo Forte disse que se não for realizado enfretamento de “guerra” o Brasil vai “falir”

29/04/2025 às 17:44

(Brasília-DF, 29/04/2025). A Frente Parlamentar do Empreendedorismo recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que expôs aos membros da frente na reunião-almoço desta terça-feira, 29, os pontos principais da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.  Ele destacou que “temos um texto redondo e tenho a certeza de que o Congresso Nacional, […]

Pauta de combate ao crime organizado é garantia para adiar a discussão do PL da Anistia; projeto de Danilo Forte que transforma crime organizado e de milícia como terrorismo chama atenção no momento

28/04/2025 às 11:51

(Brasília-DF, 28/04/2025) Na semana passada, a Câmara dos Deputados em reunião de líderes decidiu não colocar em destaque o chamado PL da Anistia( PL 2858/2022)   para dar prioridade aos projetos de combate ao crime organizado e a isenção do Imposto de Renda para que ganha até R$ 5 mil.  Nesta semana da “Semana do Dia […]

Há 200 anos Frei Caneca, o “Tiradentes do Nordeste” foi fuzilado em Recife por um tribunal sumário do Imperador D. Pedro I

15/01/2025 às 17:12

( Publicada originalmente às 10h 01 do dia 13/01/2025)  Com  BBC (Brasília-DF, 14/01/2025) No dia 13 de janeiro de 1825, há 200 anos, o padre, jornalista, escritor e militante político Joaquim da Silva Rabelo (1779-1824), mais conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado diante do Forte das Cinco Pontas, em Recife. Ele foi condenado à morte por uma comissão […]

Notícias por estado
Apoiam esta ideia