( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 26/02/2015) Durante a primeira reunião da Bancada do Nordeste na Câmara, realizada nesta quinta-feira, 26, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD-PB) defendeu o pioneirismo no novo coordenador do grupo, eleito hoje, e descartou o que ele chamou de “solução de continuidade” no cargo – abrindo para a participação também de novos parlamentares.
O deputado pernambucano também lembrou em sua fala o trabalho na vida pública e política, dentro e fora do Congresso Nacional, do ex-coordenador da bancada nordestina, o ex-deputado federal Zezéu Ribeiro – que faleceu no inicio deste mês, em São Paulo.
Coutinho achou ‘muito justa e importante’ a colocação feita pelo deputado André Fufuca em adiar a eleição para daqui a 15/20 dias, para que novos parlamentares pudesse também participar do pleito, alegando o pouco número de deputados presente no Café da Manhã – cerca de 20
“Infelizmente você, que está chegando agora na Câmara, não vai encontrar uma reunião nesta Casa com mais quantidade do que esta aqui. E está chegando mais gente. Inclusive com qualidade, pois temos aqui ex-governadores”, lembrou o pernambucano.
Rômulo reforçou uma colocação feita pelo deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) “que não haja solução de continuidade, que a gente possa escolher novos representantes”.
“Eu entendo a juventude, a chegada nessa Casa, o desejo da legitimidade do talentoso deputado Fufuca, mas faço um apelo à vossa excelência para que a gente escolha hoje o coordenador, até para que a bancada não sofra solução de continuidade”, apelou.
Legitimidade de JC e saudade de Zezeu
Revelando apoio ao novo coordenador, ele lembrou o pioneirismo de Júlio César no colegiado. “Acho que se tivesse um nome que não tivesse legitimidade, mas Júlio César é um dos pioneiros neste trabalho desta bancada”, declarou.
“Acho que todos que estão aqui concordam, principalmente os mais veteranos, que o deputado Júlio César é um nome que tem a simpatia de todos, nunca coordenou a bancada, mas sempre foi um grande baluarte, e acho que é até merecido ele assumi a coordenação da Bancada do Nordeste, e preparar para no próximo ano, jovens também como você, também fortalecerem e assumirem o comando desta bancada”, disse Rômulo.
O deputado do PSD também lembrou o ex-coordenador da bancada nordestina, Zezéu Ribeiro.
“Peço que esta bancada preste uma homenagem a uma das pessoas que teve papel importante no trabalho desta bancada, que foi o ex-deputado Zezéu Ribeiro, falecido recentemente. Era um dos grandes articuladores desta bancada”, acrescentou.
(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, e edição de Genésio Jr.)