( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
25/02/2015 – 20:20h –
(Brasília-DF, 25/02/105) O conselheiro do Tribunal de Contas dos Estado da Bahia, Zezeu Ribeiro, que foi coordenador da bancada do Nordeste por quatro anos na Câmara Federal faleceu nesta quarta-feira,25 de fevereiro, em São Paulo. Zezeu tinha 66 anos e estava internado no hospital Sírio Libanês, na Capital Paulista, por conta de uma hemorragia digestiva. Antes, ele ficou internado no hospital Aliança, em Salvador. Ele aguardava um transplante de fígado.
Nessa terça-feira, 24, ele recebeu a visita do governador da Bahia, Rui Costa, que foi recebido pela esposa do Conselheiro, Lola Ribeiro, e por seu médico Roberto Kalil. Zezeu Ribeiro renunciou ao seu terceiro mandato de deputado federal em 2014 para assumir o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia. Zezeu presidiu o Partido dos Trabalhadores na Bahia entre 1995 e 1999. Ele se formou em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia e foi dirigente do setor assim como um respeitado urbanista. Ele também teve três mandatos de vereador da cidade de Salvador e foi o primeiro candidato do PT ao Governo da Bahia. O Plenário da Câmara dos Deputados fez um minute de silêncio por Zezeu Ribeiro após a deputada Benedita da Silva(PT-RJ) informar da morte do ex-parlamentar.
ACM Neto
O prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou nesta quarta-feira ,25, a morte do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-deputado federal, Zezéu Ribeiro.
“Durante muitos anos fomos colegas na Câmara Federal e sou testemunha de sua atuação parlamentar. Zezéu sempre se preocupou com todos os assuntos relacionados à Bahia. Outra característica dele era o respeito à diversidade de opinião, além de estar sempre bem-humorado”, afirmou o prefeito. “Aos familiares e amigos de Zezéu Ribeiro, os meus sentimentos”, concluiu o prefeito.
Walter Pinheiro
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) lamentou o falecimento do amigo e colega de partido Zezéu Ribeiro.
No senado, Pinheiro manifestou, em Plenário, menção de pesar ao colega baiano. “Falo de Zezéu mais como um companheiro de vida do que um colega de partido. Perdi um companheiro de jornada. A bíblia nos ensina: amigos mais chegados que irmãos. E Zezéu era um desses amigos que, com certeza, ficará marcado pelo resto de nossas vidas, pela suas inúmeras contribuições. Vai jovem … e a gente perde um grande, mas um grande companheiro”, destacou.
Pinheiro destacou a importância de Zezéu para o desenvolvimento da Bahia e inúmeras contribuições, tanto pela sua atuação parlamentar, como durante a passagem pela secretaria de Planejamento e Tribunal de Contas do Estado.
“A Bahia perde um grande expoente da política e um ser humano exemplar. Zezéu foi um artífice da política e tenho o orgulho de ter dividido com ele a primeira experiência de implantar as assessorias coletivas nas bancadas do Partido dos Trabalhadores. Foi com Zezéu que iniciei minha carreira política, dividindo a bancada do PT na Câmara de Vereadores, em Salvador.”, lembrou.
( da redação com informações de assessorias)