( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 15/05/2014) A Bancada do Nordeste promove na próxima quarta-feira, 21, uma reunião com o novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Nelson Antônio de Souza. O encontro acontecerá das 8h às 10h no restaurante que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) possui no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Na ocasião será servido o tradicional “Café da Manhã Colonial” que comumente a Bancada do Nordeste organiza de uma a duas vezes por mês com os mais variados quitutes da culinária nordestina. Nelson Antônio de Souza fará a apresentação do novo plano de ações e metas que o BNB pretende desenvolver na região. Ele está no cargo desde o último dia 4 de abril, quando o ex-presidente do banco Ary Joel Lanzarin renunciou por motivos pessoais.
Interino
Interinamente na presidência do BNB desde a renúncia do antecessor, Nelson Antônio de Souza acumula, desde então, o cargo de presidente da instituição com a de diretor de Estratégia, Administração e Tecnologia de Informação do banco federal. Ele deverá falar aos parlamentares sobre os investimentos previstos para 2014.
O BNB é vinculado ao Ministério da Fazenda e tem sede na cidade Fortaleza (CE). O banco estatal é a maior instituição de desenvolvimento regional da América Latina e o principal financiador da região Nordeste. Segundo ele, o BNB tem previsão de financiar, somente este ano, R$3,5 bilhões em operações para “fomentar o desenvolvimento regional de maneira sustentável”.
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)