Bancada do Nordeste – Ariosto Holanda pede ao BNDES estudo para promover desenvolvimento integrado

(Brasília-DF, 09/04/2014) O deputado Ariosto Holanda (PROS-CE) pediu nesta quarta-feira, 9, ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que a instituição federal apoie financeiramente a realização de um estudo para promover o desenvolvimento integrado da região Nordeste.



O deputado fez o pedido durante o tradicional “Café da Manhã Colonial” que a Bancada do Nordeste promoveu nesta quarta-feira, 9, para debater com o presidente do BNDES as perspectivas de desenvolvimento dos nove Estados nordestinos.



Expansão tecnológica



Ariosto Holanda pediu, ainda, que o BNDES apoiasse mais os projetos de expansão tecnológica no Nordeste. Assim como o financiamento de programas de capacitação profissional na região do semiárido. Para ele, apoio a ações como estas, auxiliariam a população que vive no local a possuir meios para melhorar a convivência com os longos períodos de estiagem.



Pequenos negócios



O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) pediu ao presidente do BNDES um apoio maior da instituição às pequenas empresas localizadas no Nordeste. Jesus Rodrigues questionou o uso excessivo, segundo ele, dos recursos do BNDES para fomentar, em sua maioria, os investimentos das grandes corporações.

Como resposta, Luciano Coutinho informou ao deputado Jesus Rodrigues que o aporte de financiamentos do BNDES destinados às pequenas e microempresas da região saltaram de 10%, em 2008, para cerca de 30%, em 2013.



Concorrência



Já o deputado Antonio Balhmann (PROS-CE) pediu ao presidente do BNDES para que a instituição federal revisse o atual modelo de concessão de crédito para a única empresa no Brasil que fornece laminados às indústrias do país. De acordo com ele, a aquisição de lâminas de aço no mercado nacional custa 30% a mais que o preço praticado no mercado internacional.



Por conta disso, para impedir a importação em massa de lâminas, reclama Antonio Balhmann, as indústrias teriam que pagar em impostos a mesma diferença dos 30%. E que isso sai mais caro para para comprar de fornecedora nacional. Ou seja, segundo ele, o setor industrial “fica sem saída”, tendo que comprar mesmo da laminadora nacional.



Na resposta ao deputado Balhmann, Luciano Coutinho afirmou que a única coisa que o BNDES poderá fazer é o financiamento da construção de uma segunda empresa de laminados do país. E isso, de acordo com o presidente da instituição, já está sendo feito. Segundo ele, o BNDES que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento nacional não pode apoiar iniciativas que trarão impactos negativos a setores da economia brasileira.



Visões diferentes



Os deputados Assis Carvalho (PT-PI) e Manoel Salviano (PSD-CE) pronunciaram-se com visões diferentes a respeito da atuação do banco na região. Enquanto Assis Carvalho elogiava a atuação do BNDES no Nordeste, Manoel Salviano criticava a postura da instituição no desenvolvimento dos Estados nordestinos.



Assis Carvalho destacou os financiamentos do órgão vinculado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) na construção de uma usina de energia eólica no Piauí. Salviano afirmou que o BNDES “está muito longe do Nordeste”.

Segundo o deputado do PSD, a região “precisa correr contra o tempo” para diminuir as “enormes” desigualdades regionais que separam o Nordeste das regiões mais desenvolvidas do país, como o Sul e o Sudeste. “O Nordeste merece mais atenção”, cobrou Manoel Salviano.



(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)

Outras notícias

Após reunião com Júlio César, ministro Tarcísio Gomes de Freitas promete recursos para federalizar trecho na Transnordestina até 2.022

01/09/2020 às 19:42

( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020)  (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

Ricardo Lewandowski, em reunião da Frente do Empreendedorismo, disse que texto da PEC da Segurança é “elegante”, enquanto Danilo Forte disse que se não for realizado enfretamento de “guerra” o Brasil vai “falir”

29/04/2025 às 17:44

(Brasília-DF, 29/04/2025). A Frente Parlamentar do Empreendedorismo recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que expôs aos membros da frente na reunião-almoço desta terça-feira, 29, os pontos principais da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.  Ele destacou que “temos um texto redondo e tenho a certeza de que o Congresso Nacional, […]

Pauta de combate ao crime organizado é garantia para adiar a discussão do PL da Anistia; projeto de Danilo Forte que transforma crime organizado e de milícia como terrorismo chama atenção no momento

28/04/2025 às 11:51

(Brasília-DF, 28/04/2025) Na semana passada, a Câmara dos Deputados em reunião de líderes decidiu não colocar em destaque o chamado PL da Anistia( PL 2858/2022)   para dar prioridade aos projetos de combate ao crime organizado e a isenção do Imposto de Renda para que ganha até R$ 5 mil.  Nesta semana da “Semana do Dia […]

Há 200 anos Frei Caneca, o “Tiradentes do Nordeste” foi fuzilado em Recife por um tribunal sumário do Imperador D. Pedro I

15/01/2025 às 17:12

( Publicada originalmente às 10h 01 do dia 13/01/2025)  Com  BBC (Brasília-DF, 14/01/2025) No dia 13 de janeiro de 1825, há 200 anos, o padre, jornalista, escritor e militante político Joaquim da Silva Rabelo (1779-1824), mais conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado diante do Forte das Cinco Pontas, em Recife. Ele foi condenado à morte por uma comissão […]

Notícias por estado
Apoiam esta ideia