( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 26/02/2014) O deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) pediu nesta quarta-feira, 26, que a Bancada do Nordeste passe a acompanhar mais de perto a tramitação de projetos e propostas que garantam a execução de políticas públicas em todo o país. A declaração do pedetista pernambucano ocorreu durante o tradicional “Café da Manhã Nordestino” que reconduziu o deputado Pedro Eugênio (PT-PE) como coordenador do grupo parlamentar que congrega 151 deputados federais e 27 senadores dos nove Estados da região.
O parlamentar será, ainda, o responsável pela subcoordenadoria do colegiado que tratará das questões referentes à educação. Eleito também nesta quarta-feira, 26, primeiro vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, Paulo Rubem Santiago defendeu que a Bancada do Nordeste tem que ser mais ativa no processo legislativo para poder incluir mais benefícios e atendimento à região nas proposições que tratam, por exemplo, do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que terá sua votação concluída até o final do mês de março.
Vale cultura
Assim como sugeriu a criação da subcoordenadoria temática de educação, Paulo Rubem Santiago pediu que a Bancada do Nordeste acompanhasse mais de perto a implantação do Vale Cultura e das medidas criadas pelo governo para atender o setor sucroalcooleiro que, segundo ele, encontra-se numa situação de “plena dificuldade e amparada no Estado”. O Vale Cultura poderá ser pago pelas empresas aos seus empregados até o valor de R$ 50,00 e tem como objetivo fomentar as ações dos movimentos culturais pelo interior do Brasil. A empresa optante pelo Vale Cultura poderá abater o total pago na declaração do Imposto de Renda.
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)