( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 26/02/2014) O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) que coordenou a Bancada do Nordeste, em 2011, quer que o grupo parlamentar defenda a renegociação das dívidas contraídas pelos irrigantes, que são os proprietários rurais que vivem e trabalham nas margens das barragens, açudes e grandes reservatórios de água.
O pedido de Gonzaga Patriota ocorreu durante a primeira reunião do colegiado que reelegeu o deputado Pedro Eugênio (PT-PE) como coordenador do grupo parlamentar que congrega 151 deputados federais e 27 senadores da região.
Reestruturação do DNOCS
Já o deputado Fernando Ferro (PT-PE) pediu que o seminário que será realizado pela Bancada do Nordeste para debater as políticas públicas de desenvolvimento regional seja antecipado para o final do mês de março.
Inicialmente, o seminário, que deverá contar com a participação de representantes do Ministério do Planejamento, está agendada para acontecer em meados do mês de abril. A declaração de Fernando Ferro ocorreu durante a sua intervenção no encontro da Bancada em que foi servido no restaurante do Senac (Serviço Nacional de Apoio ao Comércio) o tradicional “Café da Manhã Nordestino” no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Fernando Ferro quer que o seminário ajude o governo federal a antecipar a elaboração da Medida Provisória (MP) que está para ser publicada desde 2012 com o objetivo de reestruturar o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). Aliás, nesta terça-feira, 25, Fernando Ferro participou de uma audiência com a ministra do Planejamento, Míriam Belchior, para tratar especificamente do tema. Da reunião com a ministra também participaram o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e os deputados Ariosto Holanda (PROS-CE), Eudes Xavier (PT-CE), além do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)