( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 26/02/2014) Os deputados Danilo Forte (PMDB-CE) e Gorete Pereira (PR-CE) criticaram nesta quarta-feira, 26, as ações do governo federal no Nordeste que se encontram paralisadas ou desarticuladas dentro do plano voltado para o desenvolvimento da economia da região.
As declarações dos parlamentares cearenses ocorreram durante o “Café da Manhã Nordestino” que a Bancada do Nordeste promoveu nesta quarta-feira, 26, e que reelegeu o deputado Pedro Eugênio (PT-PE) como o coordenador do grupo parlamentar suprapartidário que congrega 151 deputados federais e 27 senadores dos nove Estados da região.
Centralização
Enquanto a deputada Gorete Pereira afirma em tom de crítica que a gestão federal é “extremamente centralizadora”, o deputado Danilo Forte conclamou os demais parlamentares para derrubar na próxima sessão do Congresso Nacional o veto da presidenta Dilma Rousseff que retirou da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 a prioridade dos órgãos de atuação regional no Orçamento da União.
Gorete Pereira quer que a Bancada do Nordeste tenha uma mobilização maior em torno dos interesses nordestinos e que apresente resultados de cada uma das lutas que o colegiado participar. Ela considera que o fórum dos parlamentares da região tem que ser mais pró-Nordeste e menos pró-governo.
Sintonia com governadores
Na mesma linha, Danilo Forte defende que o grupo parlamentar deve estar mais sintonizado com todos os governadores nordestinos para conseguir mais êxito na liberação de recursos destinados às obras “fundamentais” como a rodovia federal Transnordestina e diversos trechos da transposição do rio São Francisco que se encontram paralisados.
Danilo Forte pediu, ainda, apoio dos demais colegas parlamentares da região para que na próxima sessão do Congresso Nacional o veto de Dilma ao Projeto de Lei (PL) 98/02 que autorizaria a criação de novos municípios seja derrubado pela maioria dos deputados e senadores.
“Os Estados Unidos que é um pouco maior que o Brasil possui mais de 20 mil municípios. A França que é do tamanho da Bahia possui quase cinco mil municípios. E o Brasil está travado na criação de mais municípios”. Atualmente, o país possui 5,57 mil municípios.
Já o deputado João Ananias (PCdoB-CE), num tom menos agressivo que os colegas parlamentares de bancada cearense, cobrou também uma atuação mais firme da Bancada do Nordeste para convencer o governo federal a comprar e distribuir máquinas perfuratrizes aos municípios do semiárido, com objetivo de auxiliar na captação de água e de enfrentar as consequências que a longa seca provoca na região desde 2011.
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)