( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 11/12/2013) Apesar de reconhecer o esforço da ministra do Planejamento, na tentativa de se reestruturar o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o deputado Eudes Xavier (PT-CE) pediu urgência à Miriam Belchior na reestruturação da autarquia.
Na oportunidade em que falava durante o encontro que a Bancada do Nordeste promoveu nesta quarta-feira, 11, com a ministra, o Eudes Xavier afirmou que a atual situação precária dos órgãos de atuação regional como o DNOCS e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ocorreu devido à “corrupção ativa” e aos “desvios” que aconteceram nas gestões dos órgãos nas últimas décadas.
Faxina
“Vou direto ao tema e sei que se dependesse da sua vontade, nós já estaríamos com ele (projeto de reestruturação do DNOCS) pronto. Eu acho que é legal discutir a reestruturação de todos os órgãos do Nordeste inteiro, mas tem que começar por algum canto. Porque tem que ter um foco de referência. E destas instituições do Nordeste, e eu quero dizer infelizmente, houve também muita ocupação esquartejada da política e houve muitos desvios de funções que estes órgãos têm”, afirmou.
“O Finor (Fundo de Investimentos do Nordeste) foi um exemplo de desvios de recursos públicos para beneficiar poucos. Portanto, a quebradeira destes órgãos também vem de muitos desvios e de corrupção ativa dentro do Estado brasileiro. E para reestruturar estes órgãos tem que se fazer uma faxina também. Porque até hoje tem desvios de funções nas ações destes órgãos”, complementou o parlamentar.
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)