( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 11/12/2013) O deputado Júlio César (PSD-PI) cobrou da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, mais apoio por parte do governo federal à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Na sua intervenção, durante café da manhã da Bancada do Nordeste, ele destacou que o governo federal precisa pagar aos municípios aqueles repasses obrigatórios que estão sendo retirados por conta da política nacional de desoneração de impostos para tentar aquecer a economia.
Júlio César cobrou, ainda, que o governo da presidenta Dilma Rousseff deve praticar no Nordeste a mesma política de isenção fiscal que concede à Zona Franca de Manaus.
Dívidas rurais
Ele pediu, também, que a ministra inclua na renegociação das dívidas rurais do Nordeste os produtores médios. Segundo ele, são quase 150 mil proprietários rurais de todos os estados nordestinos que, por não se enquadrarem nos parâmetros de renegociação em vigor, são excluídos do processo.
“Estou recebendo aqui um ofício da Assembleia Legislativa da Paraíba, assinado por todos os deputados, que fazem um apelo para se resolver o problema do débito dos agricultores nordestinos excluídos de todas as ações que foram feitas. Temos ainda 400 mil agricultores segundo aqui o levantamento da Assembleia”, finalizou.
Suas cobranças e observações ocorreram durante o último “Café da Manhã Colonial” que a Bancada do Nordeste promoveu neste ano de 2013 para receber a ministra Miriam Belchior.
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)