( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 11/12/2013) O deputado Carlos Brandão (PSDB-MA) pediu nesta quarta-feira, 11, que a obra de revitalização da BR-226 seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para evitar que os recursos destinados à execução da obra sejam contigenciados (retidos) pelo governo federal.
O pedido de Carlos Brandão foi feito no restaurante que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) possui no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados, onde foi servido o último “Café da Manhã Colonial” da Bancada do Nordeste neste ano.
Trecho no Maranhão
Carlos Brandão foi o primeiro parlamentar nordestino a falar com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, durante o encontro dela com o grupo suprapartidário. Ele ressaltou que falta apenas a recuperação de 100 quilômetros da rodovia federal no trecho entre o interior do Maranhão e a cidade de Teresina, capital do Piauí.
A BR-226 interliga Palmas, capital de Tocantins, a Natal, capital do Rio Grande do Norte. Ao todo, esta rodovia possui 1,6 mil quilômetros de extensão. “O que nos traz aqui hoje, ministra, é a questão da BR-226 que é inter-região que liga o Tocantins e o Nordeste. São 1,6 mil quilômetros e faltam apenas 100 quilômetros da conclusão desta BR”, frisou.
“E este trecho é o que está dentro do Maranhão, que liga o interior do Estado a Teresina. E nós já fizemos todas as atitudes que deveriam ser feitas para que esta BR fosse incluída no PAC. Os projetos foram feitos junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), de Estudo de Impacto Ambiental, do projeto-executivo, e se encontra hoje lá no seu Ministério do Planejamento. Por isso este pedido”, acrescentou.
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)