( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 11/12/2013) A Bancada do Nordeste recebe nesta quarta-feira, 11, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar das propostas de desenvolvimento regional desenvolvidas pelo governo federal. O encontro da ministra Belchior com os parlamentares nordestinos acontecerá durante o tradicional café da manhã que a Bancada do Nordeste promove pelo menos uma vez por mês no restaurante que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) possui no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Das 8h às 10h, a ministra Miriam Belchior falará aos parlamentares do Nordeste sobre as ações que o governo da presidenta Dilma Rousseff vem promovendo para acelerar a economia do pais de maneira uniforme em todas as regiões do Brasil.
DNOCS
A ministra deverá abordar também a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) que durante os últimos anos foi motivo de uma série de encontros locais e nacionais que ajudaram na elaboração de um pré-projeto de lei que o governo deverá encaminhar ao Congresso Nacional até o início do próximo ano.
Na pauta da reunião com a ministra do Planejamento deverá constar, ainda, por parte dos parlamentares nordestinos, a questão da reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) que somente neste ano foi motivo de diversas reuniões entre a Bancada do Nordeste e o referido Ministério.
Em agosto, foi estabelecido que até o final do ano o governo federal remeteria ao Congresso Nacional uma proposta para reestruturar a autarquia e autorizá-la a realizar concurso público para contratar novos funcionários. Porém, até o momento, o referido projeto não foi encaminhado pela Presidência da República ao Poder Legislativo.
(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)