( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 28/09/2013) O turismo é a saída econômica para diversas regiões do Brasil. Mais precisamente, no Nordeste, há muito a fazer para melhorar o potencial do turismo alagoano. As vias de acesso aos polos turísticos, por rodovias em bom estado de conservação, é fundamental para viabilizar a chegada de turistas, por exemplo, à belíssima região do litoral norte de Alagoas. Um combatente parlamentar pelo desenvolvimento econômico, agrícola, pecuário dos médios e pequenos produtores e também do Turismo, o senador Benedito de Lira (PP-AL), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) defende a federalização da Rodovia AL-101 Norte no Estado.
A luta para melhorar a Rodovia AL-101 Norte, praticamente abandonada, sem acostamento e em péssimas condições de conservação em vários trechos, é antiga. Remonta à época do governo Lula. O senador lembra que, desde uma promessa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem batalhando para obter recursos, agora também no governo de Dilma Rousseff. Ele estima o custo da obra em torno de R$ 350 milhões a R$ 400 milhões, considerando a dificuldade do relevo acidentado do terreno.
“É uma obra de grande proporção, por isso são necessários elevados recursos. Mas não dá para quebrar o País. Muito, pelo contrário, dará para desenvolver a região. É por isso que eu tenho dito sempre: você só pode encurtar as distâncias econômicas entre as regiões, se houver esse incremento da infraestrutura de forma global, contemplando o turismo do Estado de Alagoas, que carece de tudo”, argumenta o senador.
Lira, em entrevista exclusiva para a Política Real ― o Dia Mundial do Turismo foi comemorado nesta sexta-feira, 27,― faz uma radiografia do potencial turístico das belezas do litoral entrecortado de belíssimas praias. Entretanto, também ressalta a necessidade de recursos da União para que possa viabilizar obras estruturais na estratégica rodovia.
“É uma das regiões mais bonitas do Brasil. Também é onde se concentra o maior índice de pobreza de Alagoas. São 133 quilômetros de litoral, com as águas mornas, com piscinas naturais e grande capacidade turística e simultaneamente com marcantes manifestações folclóricas”, enfatizou o parlamentar.
O senador informou que o Governo de Alagoas não dispõe dos recursos necessários para o acesso pela rodovia entre Maceió e Maragogi, município alagoano localizado na divisa com Pernambuco. E lembrou um contato com o ex-presidente Lula para tratar da questão.
“Num determinado momento de conversas com o ex-presidente Lula, ele assumiu um compromisso de federalizar a AL-101 Norte. Saiu do governo e não teve possibilidade de encaminhar para esta Casa (Senado) uma Medida Provisória para realizar a importante federalização”, contou Lira.
Já no governo Dilma, no mês de agosto deste ano, o senador esteve no Ministério dos Transportes e solicitou ao ministro Gastão Vieira a inclusão da obra da AL-101 Norte no plano nacional de rodovias federais.
“No momento em que há a federalização, logicamente, que, a partir daí, o governo já começa a receber recursos para uma futura duplicação”, salientou Lira.
Segundo o senador, ele foi informado por Gastão Vieira, que uma nota técnica havia sido remetida ao Gabinete Civil da Presidência da República, incluindo a rodovia alagoana no plano nacional de rodovias federais, que se encontra no Palácio do Planalto. “A AL-101 Norte liga Alagoas ao Estado de Pernambuco até a PE-60”, explicou o senador.
Vale lembrar que na última quarta-feira, 25, Política Real informou que Gastão Vieira achava interessante maior envolvimento do governadores e isenção de impostos além de recursos para setor no Nordeste.
Benedito de Lira explicou a importância da proposta para o Governo Federal providenciar a federalização da rodovia em questão.Como foi citado anteriormente, o governo alagoano não dispõe de recursos para realizar a obra que engloba uma duplicação. Benedito de Lira explica o porquê da situação.
Estado sem recursos
“O estado, infelizmente, é sangrado todos os meses na boca do caixa do Tesouro Nacional em R$ 50 milhões para pagamento dos juros da dívida junto à União. Terrível para um estado com as dificuldades que Alagoas tem. E estamos agora apelando para a presidenta Dilma que tem tido olhos diferentes para a mobilidade urbana”, destacou o parlamentar.
De acordo com o senador, a rodovia atende à população da grande Maceió, por isso a alusão à mobilidade urbana. “A intenção é abrir as comportas do desenvolvimento daquela região, que será o maior destino turístico do estado de Alagoas. A curto prazo, o turismo gera empregos, renda e melhora a qualidade de vida dos alagoanos”, salientou.
Benedito de Lira revela que na reunião entre líderes do Senado e a presidenta Dilma, no Palácio do Planalto, no mês de julho deste ano, encaminhou um documento destacando a importância da federalização da rodovia AL- 101 Norte.
Destino para moradores de várias regiões
“Também fiz chegar à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o mesmo documento e o mesmo pleito ao ministro dos Transportes. E, evidentemente, que eu irei continuar cobrando do Governo Federal, porque é uma obra da maior importância para desenvolver o turismo em Alagoas”, reiterou Benedito de Lira. Outro aspecto importante, observado pelo senador , é que Maragogi, tirará do papel projeto de construção de um aeroporto.
“A cidade de Maragogi, localizada na fronteira com o Estado de Pernambuco, é destino turístico de pernambucanos, baianos e brasileiros de diversas regiões do País. É por isso, que reputo da maior importância para Alagoas, a federalização da AL-101 Norte. Estou tentando sensibilizar a presidenta Dilma para tornar realidade esse pleito de Alagoas”, concluiu Benedito de Lira.
(Por Maurício Nogueira, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)