Bancada do Nordeste
Deputado prevê que microdestilarias beneficiariam três milhões de nordestinos

18/09/2013 22h09

Deputado prevê que microdestilarias beneficiariam três milhões de nordestinos

Ariosto Holanda fez sua exposição durante encontro da Bancada Nordestina com o presidente da Petrobras Biocombustíveis



Deputado Ariosto Holanda (PSB-CE)



(Brasília-DF, 18/09/2013) O deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) afirmou nesta quarta-feira, 18, que se a produção de biodiesel acontecesse nas pequenas e microdestilarias situadas no interior do Nordeste, mais de três milhões de pessoas seriam beneficiadas.



Para o deputado socialista, caso o programa de biodiesel levado a cabo pela Petrobras Biocombustíveis englobasse a produção nestes lugares, isso representaria a inclusão de mais de 500 mil famílias do semiárido nordestino na cadeia produtiva do combustível renovável.



A declaração do parlamentar cearense ocorreu durante o “café da manhã” que a Bancada do Nordeste promoveu nesta quarta, no restaurante do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados, que colocou o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, frente a frente com os deputados da região.



Durante a sua intervenção, ainda, o socialista cearense afirmou, que a mamona − por ora descartada pelo dirigente da Petrobras Biocombustíveis para ser utilizada como matéria-prima do biodiesel − precisa apenas que sejam feitas mais pesquisas sobre a oleaginosa, típica do bioma da caatinga, para que a cultura seja melhor aproveitada pelo programa.



Agricultura familiar



“E a minha ideia é resgatar esse programa, que visa à produção de biocombustível a partir da agricultura familiar. Pelos meus cálculos, se a gente viabilizar esse programa, no mínimo, três milhões de pessoas produzirão biocombustível”, garantiu o deputado Ariosto Holanda.



De acordo, com o socialista cearense, ele fez ainda um encaminhamento ao dirigente Rossetto para que se possa constituir um Grupo de Trabalho para estudar a possibilidade de se colocar no Banco do Nordeste um programa exclusivo de biocombustível para a região, que poderia abrir linhas de créditos e financiamento para a realização de pesquisas sobre a mamona.



“E aí, a gente vai resolver os problemas ligados, sobretudo, à produtividade da mamona e de outras oleaginosas”, destacou Ariosto.



Subsídios



Já os deputados Afonso Florence (PT-BA) e Júlio César (PSD-PI) afirmaram, durante o debate com Miguel Rossetto, que o programa de produção do biodiesel a partir de oleaginosas típicas da vegetação nordestinas só terão sucesso com a adoção de políticas que ofereçam subsídios na fomentação dos projetos dos biocombustíveis.



O pessedista piauiense frisou que sem subsídios o uso de oleaginosas endêmicas do Nordeste estará “fadado ao fracasso”. Já o petista baiano destacou que estes subsídios devem vir com a ampliação das isenções fiscais destinadas às várias cadeias produtivas dos biocombustíveis que sejam alternativos ao uso da soja no programa.



Microdestilarias



O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) foi na mesma linha do cearense Ariosto Holanda. O petista piauiense pediu que a Petrobras Biocombustíveis abra um convênio com as várias microdestilarias localizadas no Nordeste para aumentar a produção do etanol proveniente da cana-de-açúcar.



O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) foi outro que foi na mesma linha do deputado Ariosto Holanda. Só que o petista baiano entende que a Petrobras Biocombustíveis precisa lançar mais ações de pesquisas para usar as diversas oleaginosas encontradas típicas da região do semiárido.



Parceria com a Embrapa



Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), a Petrobras Biocombustíveis só passará a usar “mais” a mamona como matéria-prima básica do biodiesel se houver um convênio ou uma parceria da nova empresa do setor de combustíveis renováveis com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).



Mandioca



Por sua vez, o deputado Paulão (PT-AL) pediu que a Petrobras Biocombustíveis amplie as pesquisas que transformam o óleo extraído da mandioca em biodiesel. Segundo o petista alagoano, o uso da mandioca de farta produção no Nordeste no programa dos combustíveis renováveis iria auxiliar “bastante” o desenvolvimento da região.



Bons resultados



Por fim, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) destacou os investimentos que a Petrobras Biocombustíveis vem fazendo no Rio Grande do Norte, onde está aproveitando a “boa” capacidade efetiva das microalgas encontradas em abundância naquele Estado para produzir biodiesel.



(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)

Outras notícias

Após reunião com Júlio César, ministro Tarcísio Gomes de Freitas promete recursos para federalizar trecho na Transnordestina até 2.022

01/09/2020 às 19:42

( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020)  (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]

Ricardo Lewandowski, em reunião da Frente do Empreendedorismo, disse que texto da PEC da Segurança é “elegante”, enquanto Danilo Forte disse que se não for realizado enfretamento de “guerra” o Brasil vai “falir”

29/04/2025 às 17:44

(Brasília-DF, 29/04/2025). A Frente Parlamentar do Empreendedorismo recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que expôs aos membros da frente na reunião-almoço desta terça-feira, 29, os pontos principais da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública.  Ele destacou que “temos um texto redondo e tenho a certeza de que o Congresso Nacional, […]

Pauta de combate ao crime organizado é garantia para adiar a discussão do PL da Anistia; projeto de Danilo Forte que transforma crime organizado e de milícia como terrorismo chama atenção no momento

28/04/2025 às 11:51

(Brasília-DF, 28/04/2025) Na semana passada, a Câmara dos Deputados em reunião de líderes decidiu não colocar em destaque o chamado PL da Anistia( PL 2858/2022)   para dar prioridade aos projetos de combate ao crime organizado e a isenção do Imposto de Renda para que ganha até R$ 5 mil.  Nesta semana da “Semana do Dia […]

Há 200 anos Frei Caneca, o “Tiradentes do Nordeste” foi fuzilado em Recife por um tribunal sumário do Imperador D. Pedro I

15/01/2025 às 17:12

( Publicada originalmente às 10h 01 do dia 13/01/2025)  Com  BBC (Brasília-DF, 14/01/2025) No dia 13 de janeiro de 1825, há 200 anos, o padre, jornalista, escritor e militante político Joaquim da Silva Rabelo (1779-1824), mais conhecido como Frei Caneca, foi fuzilado diante do Forte das Cinco Pontas, em Recife. Ele foi condenado à morte por uma comissão […]

Notícias por estado
Apoiam esta ideia