( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 14/08/2013) O deputado Pedro Eugênio (PT-PE), coordenador da Bancada do Nordeste, afirmou nesta quarta-feira, 14, que os investimentos da Petrobras na região ajudam a região a reduzir as diferenças regionais que a separa das áreas mais desenvolvidas do País.
A declaração do petista pernambucano ocorreu durante o tradicional “café nordestino” que a Bancada do Nordeste promoveu na manhã de hoje, oportunidade em que os dirigentes da Petrobras falaram sobre os planos de investimentos da estatal petrolífera brasileira para a região nos próximos cinco anos, até 2017.
O parlamentar pernambucano obteve, ainda, a resposta do diretor-executivo da Petrobras, Antônio Castro, que a empresa que toca as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, irá concluir a execução do projeto em novembro de 2014, com ou sem a participação da empresa petrolífera venezuelana, PDVSA, que, inicialmente, foi anunciada como parceira da Petrobras na construção da refinaria, fato que até o momento não ocorreu.
Sobre o encontro da bancada, Pedro Eugênio falou que a reunião foi “excelente”, com participação e comparecimento recorde desde que ele assumiu a coordenadoria do grupo parlamentar no início do ano.
“Nós tivemos, aqui, o maior número de parlamentares de todas as reuniões que temos feito com convidados. Isso mostra o interesse pelo trabalho da Petrobras no Nordeste desperta. Há reclamações e estas reclamações são bastante fortes porque há uma percepção de insegurança que nos Estados onde os novos investimentos ainda não começaram, por estarem na fase de planejamento, não serão efetivamente feitos”, comentou o petista.
E falou mais.
“E nos Estados da Bahia e Rio Grande do Norte onde já havia investimentos mais antigos, há uma espécie de vontade de se ter investimentos mais fortes. Então, são percepções dos nossos parlamentares que precisam ser mais detalhadas. O sentimento que esta reunião me trouxe é de que nós não podemos ficar num pingue-pongue de reclamações com respostas curtas. Então, vamos formalizar um convite à presidenta da Petrobras, Graça Forster, para ela participar de um seminário, onde poderemos analisar melhor os investimentos em cada um dos Estados do Nordeste”, pontuou.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)