( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 14/08/2013) O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), primeiro vice líder do PMDB, pediu nesta quarta-feira, 14, que os parlamentares da região Nordeste devem começar a pressionar “desde já” pela votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57/99 que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Semiárido.
O pedido foi feito pelo parlamentar piauiense durante o tradicional “café nordestino” que a Bancada do Nordeste promoveu na manhã de hoje, 14, oportunidade em que dirigentes da Petrobras falaram aos deputados sobre os planos de investimentos da estatal petrolífera brasileira para a região nos próximos cinco anos.
O peemedebista piauiense pediu, ainda, que todos os deputados da Bancada do Nordeste devem se reunir urgentemente para tratar da PEC 57/99 e pressionar para que a matéria seja apreciada no plenário da Câmara. Segundo ele, a criação do novo Fundo exclusivo para a região da caatinga será fundamental para enfrentar as consequências da seca.
“Eu queria dar um aviso aqui aos colegas do Nordeste que nós vivemos na região mais problemática, mais deprimida economicamente, onde ainda residem os maiores bolsões de miséria, onde temos os menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do País e é responsabilidade nossa traçarmos, aqui, uma política consistente, permanente, de soerguimento da nossa economia”, disse.
E falou mais.
“Há um exôdo rural muito grande em função da pouca renda destas pessoas, e eu quero chamar a atenção de todos, porque está na pauta para a gente votar este mês ainda, ou do próximo, a PEC 57, que trata exatamente da criação do Fundo de Desenvolvimento do Semiárido brasileiro. Então, gostaria que o nosso coordenador marcasse uma reunião na próxima semana para a gente faça uma mobilização de toda a bancada para a gente encampar isso com muita garra, com muita força e com muita determinação”, complementou.
(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)