( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF, 10/07/2013) O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que também participou na reunião da Bancada do Nordeste destacou que a Embrapa está incumbida, por ordem da Presidência da República, de coordenar um projeto de recuperação do semiárido com alternativas mais pertinentes ao clima do semiárido.
Teixeira informou que participou de reuniões na Casa Civil, onde foi noticiado que a Embrapa estaria coordenando um desenho no modelo pós-seca.
“Nós temos reclamado muito na bancada que não é mais possível insistir nas mesmas saídas que nós estamos praticando, com as mesmas culturas, os mesmos animais, vem seca e no pós- seca dizima as pastagens. A Bahia tem quase 50% do seu rebanho bovino dizimado. Inclusive, caprino, ovino. Tem sido uma perda muito grande e para a nossa felicidade foi anunciado que a Embrapa coordenaria esse projeto encaminhado pela Presidência para que nós tivéssemos uma alternativa de desenvolvimento do Semiárido, mais adequadas as nossas intempéries climáticas. Gostaria de saber como isso anda, se o grupo está formado, quais a propostas iniciais e qual o desenho inicial dessa encomenda”, relatou.
Em relação às pragas que tem atacado o oeste da Bahia, o deputado acredita que foi uma ação de interesses. A introdução da nova praga atinge diversos tipos de culturas.
“Suspeito de ser introduzido pela Monsanto, denunciado pelo Valor Econômico. Isso é praga para vender transgênico”, destacou.
(por Maurício Nogueira, especial para a Política Real, com edição de Genésio Jr.)