( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF, 10/09/2013) Durante a reunião da Bancada do Nordeste, nesta quarta-feira, 10, o deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) destacou o trabalho de pesquisa da Embrapa no tocante a equipamentos para agricultura familiar. Nesse tipo de produção ainda se utiliza a enxada e o foice. Jesus argumentou que o jovem não quer usa essas ferramentas.
“Então, o jovem não fica no campo e vai embora. O pessoal que ainda usa essas ferramentas já está ficando para lá dos 50. Se na roça não tiver equipamentos eletrônicos, internet o jovem também não fica. Num programa de televisão que mostrava a bacia leiteira do Uruguai, se eu não me engano, as propriedades produzindo leite em média de 10 hectares. Um assentamento hoje tem em média 25 hectares. É essa a questão dos equipamentos para serem aplicados em pequenas propriedades”, disse.
Jesus Rodrigues também abordou a questão da ligação entre a Embrapa e a Anater, que está sendo criado, o presidente da Embrapa faz parte do conselho da agência, e esse link pode vir a trazer benefícios para o pequeno agricultor. Para que se possa levar essa tecnologia também lá para o campo e pequeno produtor rural.
(por Maurício Nogueira, especial para a Política Real, com edição de Genésio Jr.)