( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
O ministro Walfrido Mares Guia, do Turismo, disse aos deputados nordestinos que apesar das dificuldades do Piauí no atendimento de contrapartidas, para receber recursos internacionais na área, o governo está adiantando como pode.
Ele informou que o aeroporto de São Raimundo Nonato(PI) estaria recebendo R$ 3,4 milhões, o que já seria uma ação do Governo Federal “de contrapartida”, face ao dispêndio antecipado do Ministério do Turismo e Infraero, ao Piauí. Ele informou que os R$ 2 milhões para a estrada que ligará Caracol a São Raimundo Nonato – unido os parques das Confusões ao da Serra da Capivara – também dever ser visto como uma ação determinante para o turismo no estado e na região. Ele aproveitou para encorajar todos a conhecerem a região.
Antes, o deputado Átila Lira(PSDB-Pi), ao lado do deputado Júlio César Lima(PFL-PI), se dizendo influenciado pela tese deste, argumentou que o melhor para o Estado seria que todo ele fosse declarado área de proteção ambiental, pois, só assim, as coisas poderiam mudar no setor. Na sua fala sobre o “Prodetur II” ,inicialmente, Mares Guia destacara que o programa ,além de impactar o turismo, deveria ser ecologicamente correto e voltado para o social.
O ministro disse que o Piauí tinha muitas dificuldades para oferecer contrapartidas, como outros, mas se antecipando a mais questionamentos afirmou que o governo federal e o ministério da Fazenda não poderiam ser acusados de serem duros com os estados pois pegaram o acordo da dívida dos estados com a União já pronto.
Além dos dois deputados em questão, conferiram a reunião, também, o deputado Paes Landim(PTB-PI) ao qual o ministro fez questão de se referir, também.
DELTA-LENÇÓIS–JERICOACOARA – “Aquilo não é um produto mas sim uma atração”, se referiu a região do Delta do Parnaíba, que junto com os Lençóis Maranhenses, na região de Barreirinha, e Jericoacoara, no Ceará, serão beneficiados com a reforma do aeroporto de Parnaíba, que receberá melhorias na estação de passageiros e no aumento da pista de pouso. Ele entende que com o investimento, o desenvolvimento de uma “ cultura da hospitabilidade” e um imediato processo de aperfeiçoamento contínuo ajudará a mudar a região. Ele chegou ao ponto, falando também a deputada Terezinha Fernandes(PT-MA), que reclamou pela indigência da cidade de Barreirinhas, cidade centro dos Lençóis, que não teria condições de atender o turista apesar das belezas locais – de argumentar que não seria inteligente convidar as pessoas do Brasil e do Mundo para irem conhecer a região pois se corria o risco de virar uma Porto Seguro, sem condições. “Recebendo, de uma hora para outra, um milhão de pessoas”, disse o ministro destacando a intensa beleza do local como motivadora
“ Não adianta fazer a propaganda para levar as pessoas aos Lençóis, agora”, disse Mares Guia.
Ele informou a deputada que o ministério das Cidades teria condições de dar suporte aos municípios para montarem uma coleta de lixo adequada a uma cidade que deseja ser turística. “ Isso é responsabilidade dos prefeitos”, disse. Além de Fernandes, do Maranhão, estiveram no café os deputados Gastão Vieira(PMDB), Costa Ferreira(PFL), Pedro Fernandes(PTB) e Paulo Marinho(PL).
( da redação)