( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
(Brasília-DF,19/05/2004) O deputado João Paulo Cunha, presidente da Câmara, disse nesta manhã durante o café com os nordestinos, que já esteve para colocar em votação a proposta de recriação da Sudene, mas reconhece que recuou, a contragosto, face a pedido do deputado relator, Zezeu Ribeiro(PT-BA). Em sua avaliação só se irá adiante na questão se se colocar o projeto em discussão no plenário. Ribeiro defende que o projeto só vá a votação depois que se encontrar uma fonte clara de financiamento. Alguns deputados e senadores, especialmente de Pernambuco, desejam que se retome a instituição logo, mesmo sem fonte certa. João Paulo insinuou que se se colocar o texto em discussão se vai achar uma fonte de financiamento. “ Se não se discutir não se encontra saída”.
João Paulo disse, respondendo a alguns deputados, como João Leão(PL-BA) e Marcelo Castro(PMDB-PI), que estaria disposto a colocar em votação, logo, a PEC 51-A que cria uma Fundo de Desenvolvimento do Semi-Árido – “ isso não seria um problema”, disse. “ Coloco já o texto em votação mas se não se achar uma saída se cria uma Comissão Especial para encontrar um meio termo”, disse João Paulo. Tanto Castro como Leão destacaram o papel histórico que João Paulo tem pela frente, no caso da reeleição que insinuam certa. No caso da regionalização do orçamento ele defende que a possibilidade de se criar as bancadas regionais, institucionalizadas, seria possível dar pé a iniciativa sugerida que poderia chegar, também, ao orçamento impositivo – uma vontade conhecida dos parlamentares, especialmente os do chamado baixo clero.
( da redação)