( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
( Brasília-DF,18/02/2004) O ministro Anderson Adauto, dos Transportes, informou há pouco no café-nordestino deste quarta,18, que o Nordeste teria ficado com 23% dos recursos do Ministério no ano de 2.003. Segundo Adauto, que cumpriu o segundo encontro com a Bancada no período que comanda o Ministério, o orçamento cumprido pelo Governo Federal no setor foi de R$1,237 bilhão – os noves estados da região ficaram com R$ 276 milhões. Os estados que mais receberam recursos foram Bahia e Maranhão – o que recebeu menos foi o Sergipe.
Segundo Adauto, que distribui com os parlamentares documentos com números e gráficos que relatam as ações do Ministério em cada Estado – a maioria das liberações se deram no fim do ano passado e que alguns estados tiveram melhor resultados a partir de liberações de algumas emendas e face a programas internacionais de parceira, como o do Maranhão, recordista na relação empenhos-liquidações.
ESTADO A ESTADO – O ministro Anderson Adauto confirmou que está saindo do comando do Ministério para concorrer pela terceira vez à prefeitura de Uberaba, informou que já autorizou o processo de transição no comando do Ministério. Ele garantiu que retornará ao mandato de deputado federal em 15 de março próximo. Ele fez uma relato das ações do Ministério nos noves estados da região explicando o que foi empenhado. ,liquidado e efetivamente liberado.
Alagoas – Foram empenhados R$ 11,620 milhões, liquidados R$ 5 milhões e efetivamente pagos R$ 2,6 milhõres. Teriam sido atendidos, em manutenção, 770 kms.
Bahia – As estradas federais teriam tido recursos empenhados em R$ 59 milhões, liquidados 30 milhões e pagos não mais que R$ 10 milhões. A manutenção e restauração chegou a 3 mil kms.
Ceará – Foram empenhados recursos da ordem de R$ 28 milhões , liquidados 7 milhões e pagos não mais de que R$ 3 milhões. O caso do Ceará foi atendido principalmente por emendas parlamentares, informou Adauto. Maranhão – Foram empenhados R$ 55 milhões, liquidados R$ 49 milhões. Foram atendidas em manutenção 1.456 kms em manutenção e 326 kms em reconstrução. Segundo Adauto, o Maranhão tem um dos melhores quadros face a existência, no Estado, do programa de restauração em parceria internacional com o Bird , o Cremar, que acabou sendo melhor atendido face a contratos já acertados.
Paraíba – 33 milhões de reais teriam sido empenhados sendo liquidados não mais que R$ 10 milhões. Ele não falou quanto teria sido pago.
Pernambuco – 44 milhões teriam sido empenhados. Liquidados só R$ 24 milhões e atendidos principalmente trechos da BR 232.
Piauí – Teriam sido empenhados R$ 20 milhões e liquidados não mais que R$ 5 milhões. Segundo Adauto os outros três quartos estão em processo de liquidação.
Rio Grande do Norte – As estradas federais teriam recebido empenhos da ordem de R$ 21 milhões e liquidados não mais que R$ 8 milhões.
Sergipe – Teriam sido empenhados R$ 3 milhões e liberados R$ 2 milhões.
Adauto informou que só em maio do ano passado recebera um sinal de liberações da parte da equipe econômica, mas entende que o quadro é irreversível. “ O programa de recuperação de rodovias veio para ficar”, garante. Ele informou que os limites para 2.004 vão ser definidos antes do que ocorreu no ano passado, e que com isso os atendimentos serão melhores.
METAS – Segundo Adauto, no ano passado receberam manutenção 37 mil kms de estradas federais , o que deverá se repetir em 2.004 – mas quanto a recuperação haverá mudanças. No ano passado só foram recuperados 3 mil kms enquanto neste ano deverão ser recuperados 7 mil kms. “ Ainda é pouco!” reconhece.
( da redação)