( Publicada originalmente às 17 h 48 do dia 25/08/2020) (Brasília-DF, 26/08/2.020) Após se reunir nesta terça-feira, 25, com o coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI), em seu gabinete no Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu que os recursos necessários para federalizar o trecho entre a região do médio oeste do […]
A Petrobras entrou na agenda positiva, sendo mais uma a oferecer notícias boas neste momento de crise política para o Nordeste, depois da recente ida do presidente Lula a região. Nesta quarta,24, diretores da Petrobras anunciaram aso deputados, em mais um de seus cafés de trabalho, que a crise no oferecimento de gás para a região terá seu fim até 2.006, com a implantação de um grande conjunto de projetos que irá oferecer para todos os estados da região gás a preço competitivo. O total do empreendimento, que envolve quatro ações conjuntas – chega a 1 bilhão de dólares com financimento do BNDES e BNB assim como captações junto a instituições internacionais e bancos japoneses. Os diretores da Petrobras pediram apoio dos deputados nordestinos para aprovarem o mais rapidamente projeto de lei que o Governo Federal deverá encaminhar ao Congresso para agilizar a instalação de gasodutos próximo de áreas residenciais que hoje estariam sendo dificultadas pelas ações dos órgãos ambientais, como o Ibama.
Ildo Sauer, diretor de Gás e Energia, e Guilherme Estrela, diretor de Expansão e Produção, fizeram uma exposição aos deputados. Eles estiveram na última terça, 23, fazendo uma exposição sobre o programa de massificação do uso do gás natural no pais, como um tudo, na Comissão de Infra- estrutura do Senado Federal. Os deputados aproveitaram o encontro dessa quarta para tratar de outros assuntos, como a retomada da urgência na recriação da Sudene. Os diretores da empresa foram presenteados com imagens do Padre Cícero, que estaria completando 160 anos se fosse vivo – o deputado B. Sá(PPS-PI) foi encarregado de saudar e fazer a entrega aos diretores da empresa com as imagens símbolo da bancada do Nordeste.
O GÁS E O NORDESTE – Para atender ao Nordeste, Ildo Sauer, informou que são necessárias quatro ações que envolveriam o “Projeto Malhas” – só no Nordeste com a instalação e expansão de três gasodutos -, o “ Projeto Gasene” – este interligaria os sistemas do Sudeste com o do Nordeste -, o “ Projeto Manati” , e o “Nordestão II”, que teria revisto seu trajeto e acabou ganhando de Sauer a referência de “Gasoduto da trilha do bode”. Sauer garante que essas iniciativas, quais já possuem financiamento aprovados, terão início de construção prevista este ano mas com início de operações, dependo de cada um, entre 2.005 e 2.007.
Guilherme Estrela, que também falou aos parlamentares, expôs detalhes do “Projeto Manati” que é uma iniciativa da diretoria de Expansão e Produção que será fundamental para ofertar mais gás excedente do Sudeste para o Nordeste, mas que estaria fora da iniciativa inicial de aproveitar o gás que sobraria daquela região a partir do gasoduto que traz gás natural da Bolívia.
Sauer informou que a indústria do gás se move numa relação demanda-oferta pois ,diferentemente do petróleo, ele não pode ser armazenado com facilidade, daí garantir, também, que a evolução do setor depende de uma procura garantida face aos grande investimentos em infra-estrutura. Sauer informou que as novas descobertas de gás no país garantirão ao 657 bilhões de metros cúbicos e que a capacidade de oferta projetada para o país é de 100 milhões de metros cúbicos por dia, incluindo o gasoduto boliviano. Em 2.003, a venda de gás natural chegou a 29 milhões de metros cúbicos. O país importou da Bolívia 13 milhões de metros cúbicos dia porém teria capacidade de importar daquele país até 30 milhões de metros cúbicos dia.
BAHIA – O maior estado do Nordeste é também o maior consumidor de gás natural na região e só perde para São Paulo e Rio de Janeiro. Dos 29,2 milhões de metros cúbicos que o país comprou no ano passado a Bahia ficou com 3,8 milhões de metros cúbicos dia. O Nordeste representa, hoje, uma expansão de 13% ao ano. A bancada baiana compareceu, especialmente a ligada ao PT. O líder do partido, o deputado Arlindo Chinaglia(SP) compareceu ao café de trabalho dos nordestinos e ficou por longo tempo, ele saiu sem dar declaração
CEARÁ, MARANHÃO E PIAUÍ – Segundo Sauer, a expansão do gasoduto Pecém-São Luís e o próprio Gasfor II serão fundamentais para evoluir no Ceará um projeto que atenda o nordeste ocidental, incluindo o Piauí e o Maranhão que hoje são muito mal ou nem um pouco atendidos. Na avaliação da Petrobras esses dois estados só teriam uma mais demanda e de caráter contínuo a partir de 2.006 mantendo-se inalterada até 2.012.
Sauer informou que o gás “sempre” ficará na faixa de 55% menos que o preço do litro do óleo diesel e que só após essas iniciativas serem efetivamente, levadas a efeito, é que o governo federal passará a incentivas o uso freqüente do gás pois hoje geraria, se incentivada, uma crise maior de abastecimento.
A bancada cearense compareceu em grande número. O coordenador da Bancada do Nordeste, o deputado Roberto Pessoa(PL-CE) fez vários informes aos deputados, ele que voltou a comandar os trabalhos do grupo depois de se ausentar na semana passada para acompanhar a ida do presidente Lula a região disse que a bancada começa a reconhecer as ações do Governo Federal para a região e para o Ceará , em particular.
ALAGOAS, PERNAMBUCO, PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E SERGIPE – O Nordestão II que vem a ser um projeto de que não tem pendências ambientais como a maioria dos projetos para a região, e que tem a seu fazer ser tocado com recursos da própria Petrobras e de sócio financeiro já definido, vai atender esses estados ao longo de um gasoduto de 510 km com 8 milhões de metros cúbicos dia – hoje, esses cinco estados consomem menos de 2 milhões de metros cúbicos dia.
( por Genésio Araújo Junior)